Alimentos tradicionais na agenda europeia

Competitividade

Alimentos tradicionais na agenda europeia

25/01/2016 |

A EFFoST - European Federation of Food Science & Technology, no âmbito Projeto TRADEIT (Support to the Traditional Food Sector) em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança, pretendeu conhecer, ao longo dos último dois anos, as principais necessidades e/ou problemas que as PME dos setores da panificação, carne e laticínios têm enfrentado ao nível da investigação e inovação.

A informação obtida deverá ser incluída na Agenda Estratégica para a Investigação e Inovação (SRIA – Strategic Research and Innovation Agenda), documento que se encontra atualmente em consulta pública e que será apresentado à Comissão Europeia com vista ao estabelecimento de linhas ou diretrizes de atividades de inovação no âmbito do Programa Horizonte 2020. Durante um processo que mereceu o apoio da FIPA foram auscultadas diversas entidades nacionais e associações comerciais.

O documento da Agenda pode ser obtido a partir do website do projeto TRADEIT e, até 11 fevereiro de 2016, as PME Portuguesas poderão entrar em contacto com o professor Brian McKenna, (SRIA@tradeitnetwork.eu), apresentando os seus contributos para a melhoria da proposta elaborada e garantir que o documento a submeter à Comissão Europeia representará com precisão as necessidades das empresas. É uma oportunidade única para que estas assumam o controlo da sua própria agenda de apoio à investigação e desenvolvimento e possam influenciar o financiamento futuro.

Os contributos recebidos serão incorporados numa lista de prioridades relativas às necessidades de investimento a apresentar à Comissão Europeia. Serão incluídos objetivos de investigação e inovação, projetos específicos de investigação, ações de mobilidade, atividades de melhoria das infraestruturas, obtenção de recursos, bem como a identificação de potenciais projetos de investigação e inovação de colaboração conjunta.

 

Este projeto recebeu financiamento do Sétimo Programa-Quadro da União Europeia para a investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração ao abrigo do contrato de concessão n° 613776.

 

 

FIPA NOTÍCIAS