Congresso FIPA debate futuro

Competitividade

Congresso FIPA debate futuro

05/04/2017 |

“Criar Valor, Construir o Futuro” foi o tema do 6º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar, que teve lugar no dia 4 de abril no Convento do Beato, em Lisboa.

No ano em que assinala 30 anos, a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) concretizou a ambição de debater os principais desafios para a construção do futuro da indústria, tendo convidado os mais prestigiados empresários, gestores, dirigentes associativos e demais profissionais do sector, bem como vários parceiros institucionais.

O evento contou com a distinta presença do Presidente da República na sessão de encerramento, bem como do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, tendo na sessão de abertura marcado presença o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Presidente da CIP, António Saraiva.

O keynote speaker Pedro Reis, CEO do BCP Capital, abriu o conjunto de reflexões apresentando o seu ponto de vista sobre “a globalização e o papel da indústria alimentar na internacionalização da economia portuguesa”. Os quatro painéis que se seguiram permitiram debates de excelência sobre os temas mais pertinentes, atuais e indissociáveis da criação de valor nesta indústria, que incluíram a entrada na Indústria 4.0, o “novo” consumidor, os novos alimentos e produtos do futuro e a competitividade do agroalimentar no mercado internacional.

No rescaldo deste importante evento, Jorge Henriques, Presidente da FIPA, afirmou que “o 6.º Congresso FIPA foi um momento importante de reflexão e antecipação do futuro, perante um mercado cada vez mais competitivo, favorável à inovação e ao desenvolvimento do setor agroalimentar. Mais uma vez, este foi um palco de excelência para juntar os principais atores do agroalimentar em Portugal, para cruzar ideias e discutir o setor num contexto global.”

Porque a imagem conta melhor a história, pode ver o resumo no canal FIPA TV!

FIPA NOTÍCIAS