FIPA debate mercados e logística

Competitividade

FIPA debate mercados e logística

06/04/2016 |

Na segunda sessão do Roadshow Portugal Global de 2016 a AICEP vai ao encontro das empresas em Santarém para promover a Cooperação e Coopetição no setor Agroalimentar. A cadeia logística do setor agroalimentar e o mercado holandês são os destaques desta sessão.

Jorge Tomás Henriques, Presidente da FIPA, falou esta manhã sobre os “Fatores de Competitividade do Setor Agroalimentar”, dando evidência ao posicionamento da indústria alimentar face à restante indústria transformadora, bem como ao potencial de exportação do setor.

Walther Ploos van Amstel, especialista holandês em logística, é o orador convidado para falar sobre “Lessons learned from dutch retail logistics: Fast, fresh, in full and forecastable”, destacando a necessidade de mais colaboração no planeamento e partilha de dados e de recursos na cadeia logística.

O Diretor da AICEP na Holanda, Miguel Porfírio, apresenta as oportunidades de crescimento que este mercado oferece no setor agroalimentar português.

Um painel de debate, constituído por entidades relevantes do Agroalimentar, discute a importância das infraestruturas logísticas no sucesso da internacionalização das empresas do setor.

Vai realizar-se ainda o seminário temático “Construção da Marca nos Agroalimentares”, fator crítico para o sucesso no mercado global.

Em 2016 o Roadshow Portugal Global vai a 6 regiões de elevado potencial de internacionalização com uma nova proposta de valor: Cooperação e Coopetição – chave para a competitividade nos Mercados Externos.

FIPA NOTÍCIAS