Competitividade

FIPA reúne com o Governo

19/01/2016 |

A Direção da FIPA esteve, ao final da tarde de ontem, reunida como o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e com o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, tendo apresentado e debatido aquelas que são as prioridades do setor agroalimentar para este início de legislatura.

A continuidade do funcionamento da PARCA (Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar), com vista a permitir uma manutenção do diálogo entre os vários atores da cadeia, foi o primeiro ponto a ser abordado, tendo esta pretensão sido justificada com os vários resultados positivos gerados desde o início desde fórum.

A previsibilidade fiscal foi outra das preocupações dos responsáveis associativos, tendo sido deixado o alerta para as consequências negativas para a dinâmica do setor que eventuais aumentos de impostos ao consumo teriam.

A autorregulação foi outra matéria em discussão, tendo a FIPA evidenciado a boa experiência, os impactos positivos deste regime e assumido o compromisso de trabalhar em conjunto com o Ministério as várias iniciativas que lançar.

A Comissão de Segurança Alimentar, criada pelo Governo anterior, foi abordada na perspetiva da sua consolidação enquanto órgão de referência na articulação da avaliação e comunicação de risco.

Em cima da mesa estiveram igualmente temas como a Internacionalização do setor e o Cluster de competitividade, os fundos de apoio à ID&I e as recentes propostas legislativas sobre OGM.

Quer o Ministro quer o Secretário de Estado asseguraram a melhor colaboração não só nos temas abordados mas em todas as iniciativas que o setor entenda desenvolver em conjunto.

Da documentação entregue aos membros do Governo destaca-se a publicação que espelha “um compromisso nacional para a indústria agroalimentar” e que havia já sido disponibilizada aos vários partidos políticos numa ronda pré-eleitoral.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email