Consumidor

Azeite em debate

29/11/2016 |

A FIPA esteve presente, a convite da Casa do Azeite, no Seminário “O Setor do Azeite em Portugal”, que teve lugar no dia 28 de novembro no Instituto Superior de Agronomia e que visou acompanhar a evolução do setor do azeite em Portugal e no mundo, com enfoque para o seu crescimento e competitividade.

A sessão de abertura esteve a cargo de Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, Adbellatif Ghedira, Diretor Executivo do COI e do Presidente da Casa do Azeite, Luis Folque.

No decorrer do primeiro Painel houve oportunidade de se discutir e analisar os balanços mundiais e as novas geografias produtoras. Numa realidade produtiva muito concentrada, em que apenas 10 países produzem cerca de 90% do total de azeite e em que 83% do azeite é consumido pelos países produtores, é interessante perspetivar o futuro da produção de azeite, tema do segundo Painel da sessão.

No período da tarde foi analisada a evolução do mercado e as novas tendências de consumo, bem como a análise ao azeite enquanto superalimento, importante sob a perspetiva nutricional e integrado na dieta mediterrânea. A análise sensorial do azeite e a sua importância na gastronomia portuguesa foram outros temas abordados.

A prova de azeites também fez parte do programa, atividade que se seguiu à sessão de encerramento e a uma conferência de imprensa.

Destaques

Informação ao Consumidor
Informação ao Consumidor

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email