Consumidores atentos aos rótulos

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Consumidores atentos aos rótulos

25/10/2016 |

A empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International divulgou recentemente os resultados do seu relatório anual “Tendências Globais de Consumo”, resultante de 28.000 entrevistados online em 20 mercados em todo o mundo. Entre as muitas descobertas, os novos dados mostram que os consumidores estão mais atentos aos rótulos alimentares, procurando particularmente ingredientes mais "verdes" e naturais.

Cinquenta e três por cento dos entrevistados admite já ter evitado pelo menos cinco ingredientes alimentares em 2016, acima dos 35 por cento em 2015. As preocupações com os adoçantes artificiais, OGM, bem como com gorduras trans e óleos hidrogenados aumentaram pelo menos 9 pontos percentuais quando comparado com 2015.

Os produtos rotulados como "natural" continuam a ser importantes e de confiança para cerca de 50 por cento dos entrevistados - um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2011.

No entanto, e do ponto de vista do consumidor, o entendimento de "natural" não é claro quando se trata de rótulos dos produtos. Em 2011, 48 por cento dos inquiridos consideraram que o termo "natural" teria normas rígidas, que caiu para 26 por cento em 2016.

A maioria dos consumidores concordam que" natural "significa sem aditivos artificiais ou produtos químicos, mas as opiniões variam sobre se os produtos naturais também são orgânicos, estritamente regulamentados, ou mais saudáveis do que os “não-naturais”.

Os consumidores também se estão a concentrar em produtos verdes ou eco-friendly, produtos que possam oferecer um benefício direto. Embora 66 por cento dos consumidores tente ter um impacte positivo no meio ambiente, apenas 15 por cento estão dispostos a pagar mais por produtos recicláveis - enquanto 39 por cento estão dispostos a pagar mais por recursos naturais.

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