Consumo de pão a diminuir

Consumidor

Consumo de pão a diminuir

16/11/2016 |

A Confederação Europeia das Organizações Nacionais de Padaria e Confeitaria apresentou recentemente a deputados do Parlamento Europeu e funcionários da Comissão Europeia um estudo sobre o consumo de pão cofinanciado pela Bread-Initiative.

A Bread-Initiative é uma aliança informal de empresas de moagem de farinha, padeiros artesanais e industriais, fabricantes de ingredientes de padaria e de levedura. O objetivo desta aliança informal é melhorar a imagem do pão na sua diversidade, enfatizando o seu valor para a saúde, o património cultural e a importância económica do setor do pão na Europa.

Os principais resultados do estudo são:

  • O consumo de pão caiu de 67 kg (2004) para 63 kg per capita;
  • O consumo de pão fresco, em particular, caiu de 51 kg (2004) para 46 kg per capita;
  •  As autoridades sanitárias nacionais recomendam o consumo de pão, embora os valores de consumo permaneçam abaixo do seu nível de recomendação;
  •  Os consumidores mais jovens comem menos pão, mas mais fora de casa;
  • Os homens comem geralmente mais pão do que mulheres, mas estas comem uma variedade mais larga do pão;
  • Existe um aumento da procura de produtos regionais e locais.

Reagindo ao estudo, o presidente da AIBI, Jean Manuel Lévêque, afirmou: "A importância do pão como primeiro alimento básico de alta qualidade é razoavelmente bem compreendida na UE. O que é menos bem compreendido é o papel essencial do pão numa dieta saudável e equilibrada. Este estudo ajuda a quantificar o declínio lento do consumo global de pão na UE. Espero sinceramente que as instituições da UE tenham plenamente em conta o nosso contributo e as ameaças que implica para o futuro desenvolvimento da cadeia de cereais da UE à medida que desenvolvem a sua estratégia em matéria de emprego e crescimento ".

A nível nacional a Associação que representa este setor é a ANIMAC, que é associada da FIPA e da AIBI, membro da aliança Bread-Initiative.

O infográfico sobre o estudo do consumo de pão pode ser encontrado: http://www.bread-initiative.eu/about-bread/

O comunicado de imprensa sobre o estudo do consumo de pão pode ser encontrado: http://www.bread-initiative.eu/press-release-and-events/

Fonte: AIBI

FIPA NOTÍCIAS