Consumidor

COSI Portugal 2016

22/12/2017 |

A FIPA esteve presente na Sessão de Apresentação do Relatório COSI Portugal 2016 sobre obesidade infantil, que decorreu no dia 20 de dezembro de 2017 no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Os principais dados revelam um decréscimo do excesso de peso e da obesidade infantil. No entanto, o excesso de peso em Portugal continua a ser elevado, no contexto europeu, atingindo 30,7 % das crianças analisadas.

O COSI - Childhood Obesity Surveillance Initiative é o sistema europeu de vigilância nutricional infantil coordenado pelo Gabinete Regional Europeu da Organização Mundial da Saúde. Tem como principal objetivo criar uma rede sistemática de recolha, análise, interpretação e divulgação de informação descritiva sobre as caraterísticas do estado nutricional infantil de crianças dos 6 aos 8 anos, que se traduz num sistema que produz dados comparáveis entre países da Europa e que permite a monitorização da obesidade infantil a cada 2-3 anos e que de momento conclui quase uma década de existência, apresentando-se agora como o maior estudo europeu da OMS com cerca de 300 000 crianças participantes.

O COSI Portugal é coordenado cientificamente e conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e implementado a nível regional pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Lisboa Vale do Tejo (LVT), Alentejo, Algarve, Centro e Norte e ainda com as Direções Regionais de Saúde (DRS) dos Açores e da Madeira, concretamente pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM da Madeira.

Os principais resultados encontram-se aqui.

Destaques

Informação ao Consumidor
Informação ao Consumidor

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email