Consumidor

Especialistas valorizam o leite

14/01/2016 |

O Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agroalimentares, com o apoio do Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, promoveu na tarde de ontem um Seminário intitulado “Consumo de Leite e Laticínios o que pode estar a mudar”.

Vários especialistas debateram os factos, mitos e, por vezes, enganos em relação ao consumo de leite e laticínios versus bebidas vegetais. Luis Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento, deu o mote ao debate afirmando que este é um assunto que está na ordem do dia e que os cidadãos têm o direito de ser esclarecidos com seriedade e fundamentação científica.

No painel, moderado por Pedro Graça, Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, assistiu-se a interessantes palestras sobre a relevância económica e social do setor lácteo nacional, o comportamento e evolução do consumo de leite e de laticínios, bem como à apresentação de dados de consumo de leite e de bebidas de vegetais em Portugal.

Será a soja uma boa opção para os caucasianos? É de facto uma excelente questão, à qual Isabel do Carmo, Médica especialista em Endocrinologia, Diabetes e Nutrição, responde com o “Elogio do Leite”, afirmando que o leite é uma excelente opção de consumo, quer ao nível de preço como às vantagens nutricionais a ele associadas. A especialista abordou a atual moda da intolerância à lactose, afirmando que se trata disso mesmo, “uma moda”. A lactose é, nos povos do continente europeu, geralmente bem tolerada e decorrente da adaptação genética ao longo de milhares de anos. A atual tendência para se deixar de consumir derivados de leite também não faz sentido, visto que estes alimentos não possuem lactose.

Destaques

Informação ao Consumidor
Informação ao Consumidor

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email