Especialistas valorizam o leite

Consumidor

Especialistas valorizam o leite

14/01/2016 |

O Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agroalimentares, com o apoio do Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, promoveu na tarde de ontem um Seminário intitulado “Consumo de Leite e Laticínios o que pode estar a mudar”.

Vários especialistas debateram os factos, mitos e, por vezes, enganos em relação ao consumo de leite e laticínios versus bebidas vegetais. Luis Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento, deu o mote ao debate afirmando que este é um assunto que está na ordem do dia e que os cidadãos têm o direito de ser esclarecidos com seriedade e fundamentação científica.

No painel, moderado por Pedro Graça, Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, assistiu-se a interessantes palestras sobre a relevância económica e social do setor lácteo nacional, o comportamento e evolução do consumo de leite e de laticínios, bem como à apresentação de dados de consumo de leite e de bebidas de vegetais em Portugal.

Será a soja uma boa opção para os caucasianos? É de facto uma excelente questão, à qual Isabel do Carmo, Médica especialista em Endocrinologia, Diabetes e Nutrição, responde com o “Elogio do Leite”, afirmando que o leite é uma excelente opção de consumo, quer ao nível de preço como às vantagens nutricionais a ele associadas. A especialista abordou a atual moda da intolerância à lactose, afirmando que se trata disso mesmo, “uma moda”. A lactose é, nos povos do continente europeu, geralmente bem tolerada e decorrente da adaptação genética ao longo de milhares de anos. A atual tendência para se deixar de consumir derivados de leite também não faz sentido, visto que estes alimentos não possuem lactose.

FIPA NOTÍCIAS