Consumidor

FIPA na luta contra a fome

17/10/2016 |

A FIPA foi aprovada por unanimidade como membro fundador da Aliança contra a Fome e a Má-nutrição em Portugal, em Assembleia Geral que teve lugar no dia 17 de outubro.

A Aliança contra a Fome e Má-nutrição Portugal é uma plataforma de diálogo e intervenção para abordar os problemas da insegurança alimentar e da má-nutrição em Portugal tendo presente três princípios: fome zero, sustentabilidade do sistema alimentar, produção de alimentos saudáveis e seguros.

Pretende esta Aliança pôr em contacto organizações e entidades da sociedade civil, do sector privado e da administração pública. Em parceria, serão definidas estratégias, políticas e programas suscetíveis de potenciar os dispositivos já existentes, favorecer o diálogo sobre as medidas mais eficazes e estimular novas iniciativas para combater a insegurança alimentar e a má-nutrição em Portugal. Para alcançar esses objetivos sã propostos quatro grandes linhas de orientação: o direito à alimentação, nutrição infantil/juvenil, produção local de bens alimentares e combate ao desperdício alimentar.

Para responder a estas quatro linhas de orientação foram aprovados em Assembleia Geral três projetos para 2016/2017:

  • Projeto 1 - Mapeamento da ajuda distribuída para minorar a insegurança alimentar em Portugal: permitirá melhor conhecer o que se faz, podendo, assim, contribuir para melhorar a ajuda aos que mais precisam.
  • Projeto 2 - A Nutrição Infantil/Juvenil: Melhorar os hábitos e gostos, interligando-os com a produção local e o combate ao desperdício alimentar: tem como objetivo reorientar os hábitos alimentares dos mais novos recuperando o gosto pelas dietas tradicionais, equilibradas e adaptadas às condições locais.
  • Projeto 3 - Montagem e lançamento do sistema de comunicação, informação e divulgação da Aliança: um sistema de comunicação, informação e divulgação corretamente estruturado e a funcionar de forma competente será indispensável para que os objetivos da Aliança se concretizem.

Destaques

Informação ao Consumidor
Informação ao Consumidor

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email