Informação alimentar online

Consumidor

Informação alimentar online

18/01/2016 |

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA) informa que o programa PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação, do qual a FIPA é parceira, inspirado na rede europeia EuroFIR (European Food Information Resource), tem um novo endereço na Internet.

Além de disponibilizar uma nova versão da Tabela da Composição dos Alimentos, a plataforma agora lançada permitirá, no futuro, consultar dados dados sobre a cadeia alimentar, como a ocorrência de contaminantes alimentares (químicos e microbiológicos) e informações sobre hábitos de consumo alimentar.

A Tabela foi atualizada com novas receitas, cálculo de receitas através da metodologia PortFIR, cálculo da energia e teor de sal de acordo com o Regulamento nº 1169/2011, substituindo a anterior versão que se encontrava disponível no site do INSA, bem como impressa e em CD. Atualmente, esta versão está disponível apenas online, devendo, no futuro, ser disponibilizada em ficheiro descarregável.

A nova versão da tabela compreende presentemente 1093 alimentos, 43 componentes/nutrientes, tendo sido incluídos novos valores para fiambre (fiambre, pá; fiambre, perna; fiambre, peito de frango; fiambre, peito de peru) e 128 novas receitas.

Ao fazer esta atualização, foi possível identificar a falta de informação nutricional relativa a alguns ingredientes, levando a algumas limitações quanto à quantidade de receitas que se puderam incluir nesta versão da tabela.

Para superar estes constrangimentos, será possível em breve efetuar pedidos de dados de composição de alimentos através do site. Estes dados poderão ser fornecidos por investigadores, laboratórios ou indústria e a sua compilação terá uma importância decisiva para a atualização progressiva da Tabela com um número crescente de alimentos.

O programa PortFIR tem como objetivo a implementação de redes portuguesas de partilha de conhecimento em segurança alimentar e nutrição e a criação de um portal que inclui bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre composição de alimentos, contaminação de alimentos e consumos alimentares.

Este programa, criado em 2009, é coordenado pelo INSA em parceria com a GS1 Portugal e tem o apoio de organizações governamentais e privadas dos setores da saúde, agricultura e economia.

 

Fonte: INSA

FIPA NOTÍCIAS