Consumidor

Juntos para dietas mais equilibradas

23/05/2017 |

Por ocasião da Cimeira Europeia das Empresas, no âmbito de um painel sobre "Vida sustentável: previsões para 2050", a FoodDrinkEurope lançou um apelo à ação para melhorar a alimentação e promover uma boa nutrição e saúde. Ao fazê-lo, a organização da indústria europeia de alimentos e bebidas convida todas as partes interessadas a juntar forças para enfrentar os desafios sociais de hoje relacionados com a nutrição e a saúde.

De acordo com Gilles Morel, Presidente da FoodDrinkEurope, juntamente com os parceiros, pretende-se gerar um movimento positivo para estimular e contribuir para uma melhor nutrição. Só trabalhando lado a lado para melhorar as dietas é possível fazer a diferença e acelerar o progresso; daí o apelo direto para que as autoridades públicas, os retalhistas, as empresas de restauração, os agricultores, os restaurantes, os consumidores, os nutricionistas, os profissionais de saúde e as organizações não governamentais unam forças partilhando a ambição comum de na União Europeia se melhorar a alimentação dos cidadãos em toda a Europa.

Trabalhar com parceiros europeus, por exemplo, otimizando a composição nutricional de alimentos, refeições e dietas, pode contribuir uma redução de 10% da ingestão calórica global dos consumidores europeus até 2020 e criar novas oportunidades para os negócios e a sociedade.

Diálogo, sinergias, uma abordagem coordenada e uma comunicação mais positiva para os consumidores só podem ajudar a reforçar os esforços de todos os parceiros. A indústria alimentar está comprometida a trabalhar, entre outros, na formulação do produto, inovação, escolha e tamanhos das porções, uma rotulagem clara e sensibilização para contribuir para uma dieta mais equilibrada, como ilustrado na de FoodDrinkEurope Eat & Live Well .

O Dr. Vincenzo Costigliola, Presidente da Associação Médica Europeia (EMA), congratulou-se com a iniciativa e comentou que o que comemos e bebemos é uma contribuição vital para a nossa saúde - e para o nosso bem-estar. Produtores de alimentos, profissionais de saúde e outros devem cooperar para garantir que pacientes e consumidores beneficiem de uma dieta equilibrada. Formação, educação e informação sobre nutrição e saúde são essenciais para ajudar os pacientes a comer adequadamente de acordo com suas necessidades individuais.

A FoodDrinkEurope espera receber mais parceiros para apoiar esta iniciativa, que inclui uma série de mesas-redondas para identificar sinergias e oportunidades para agir "Juntos para uma dieta mais equilibrada".
 

Infográfico de apresentação
Q&A

FIPA NOTÍCIAS