As empresas, para serem competitivas, necessitam de um elemento dinamizador que esteja atento aos interesses dos seus intervenientes, contribuindo em primeiro plano para o seu desenvolvimento. Na Indústria Agroalimentar de Portugal, esse papel é desempenhado pela FIPA que, além de criar espaços de discussão sobre assuntos relevantes e de manter os seus associados em sintonia com a legislação, manifesta publicamente as suas posições face ao enquadramento económico, político e social, liderando os processos de decisão estratégicos a nível nacional e comunitário.

 

A Nossa Missão

​Promover, em conjunto com as nossas associadas, a criação de uma envolvente na qual todas as empresas do setor alimentar e das bebidas, independentemente da sua dimensão, possam acompanhar os constantes desafios colocados pelos consumidores e, ao mesmo tempo, estejam aptas a competir por um crescimento sustentável, inteligente e inclusivo.

 

A Nossa Visão

A FIPA assume-se como uma organização forte, estável e flexível, com uma sólida rede de ligações institucionais e um conjunto de mensagens robustas que lhe permitam impactar as políticas nacionais e comunitárias, através do envolvimento no debate, e afirmar o potencial e as expectativas da indústria alimentar e das bebidas.

 

O Nosso Papel

Associadas
Defender e promover o interesse das suas associadas em áreas como a qualidade e segurança alimentar, nutrição e saúde, confiança e escolha dos consumidores, competitividade, exportação e internacionalização, investigação, desenvolvimento e inovação e sustentabilidade.

Envolvente
Trabalhar com base no conhecimento científico e tecnológico relevante, na gestão robusta da informação e na comunicação eficaz, quando da abordagem à malha legal, de forma a assegurar que todos os assuntos relacionados com a política alimentar e das bebidas são geridos de forma holística.

Parceiros
Trabalhar em estreita colaboração como os principais parceiros, de forma a promover uma resposta global e integrada aos desafios colocados pelas complexas mudanças sociais, económicas e ambientais que a indústria enfrenta.

Consumidores
Contribuir para afirmar a posição competitiva da indústria alimentar e das bebidas - combinando a tradição com a inovação – reforçando a confiança e o seu reconhecido papel no dia-a-dia dos consumidores, ao fornecer produtos seguros, nutritivos, acessíveis e sustentáveis.

FIPA NOTÍCIAS