12out

A literacia em Saúde e Alimentação e a Comunicação de Marketing

Na sociedade atual toda a envolvente de comunicação de marketing inerente a um produto alimentar tem um papel determinante na relação que os produtos e respetivas marcas conseguem estabelecer com o consumidor.
Este possui motivações, valores e necessidades que vão muito além da função básica da alimentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define literacia em Saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde (WHO, 1998), ou seja, o conhecimento fundamentado e a capacidade de fazer escolhas conscientes informadas e responsáveis que visam contribuir para uma vida saudável.
​No caso da Indústria Alimentar é fundamental ter em consideração a literacia em saúde do consumidor, uma vez que esta condiciona as escolhas dos produtos alimentares e a sua adequação às necessidades dos indivíduos. Uma comunicação nutricional elucidativa e eficaz torna-se assim numa ferramenta essencial para o consumidor que tem de adquirir um nível de literacia que lhe permita compreender as mensagens transmitidas.


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VALOR DA INSCRIÇÂO:40 € DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:10/10/2017


Notas:
  • O número de inscrições é limitado à capacidade da sala de formação.
  • A realização das ações é condicionada a um número mínimo de inscrições, pelo que a FIPA reserva-se o direito de cancelar ou adiar a realização das ações de formação, caso o número de participantes inscritos seja insuficiente, informando os participantes com 48 horas de antecedência da não realização.
  • O cancelamento da inscrição poderá ser efetuado até às 48 horas anteriores à data marcada.
  • A não comparência na ação de formação ou o cancelamento depois do prazo anteriormente indicado implica o pagamento total da inscrição.
  • Ao abrigo do artigo 18º da Lei nº 144/2015, de 8 de setembro, em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa: www.centroarbitragemlisboa.pt, tel.: 218 807 030, email: director@centroarbitragemlisboa.pt | juridico@centroarbitragemlisboa.pt. Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt

VALOR DA INSCRIÇÂO:70 € DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:10/10/2017


Notas:
  • O número de inscrições é limitado à capacidade da sala de formação.
  • A realização das ações é condicionada a um número mínimo de inscrições, pelo que a FIPA reserva-se o direito de cancelar ou adiar a realização das ações de formação, caso o número de participantes inscritos seja insuficiente, informando os participantes com 48 horas de antecedência da não realização.
  • O cancelamento da inscrição poderá ser efetuado até às 48 horas anteriores à data marcada.
  • A não comparência na ação de formação ou o cancelamento depois do prazo anteriormente indicado implica o pagamento total da inscrição.
  • Ao abrigo do artigo 18º da Lei nº 144/2015, de 8 de setembro, em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa: www.centroarbitragemlisboa.pt, tel.: 218 807 030, email: director@centroarbitragemlisboa.pt | juridico@centroarbitragemlisboa.pt. Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt

Objetivos

  • Conhecer aspetos teóricos e ferramentas de avaliação da literacia em Saúde e Alimentação
  • Identificar quais os problemas existentes entre as mensagens da comunicação de marketing e o entendimento do consumidor
  • Desenvolver estratégias que contribuem para uma melhor literacia em Saúde e Alimentação

Destinatários
Departamentos de Marketing e Comunicação das empresas do setor agroalimentar.


Programa

  1. Introdução
  2. Saúde pública, literacia em Saúde e Alimentação
  3. O consumidor atual
  4. A informação ao consumidor
  5. Princípios básicos de Alimentação e Nutrição
  6. Desafios da Comunicação, Marketing e da Publicidade
  7. Exercício prático
  8. Como melhorar o entendimento dos conteúdos em saúde e alimentação para o consumidor
  9. Discussão


Formador

Raquel Torres Abrantes

Licenciada em Ciências da Nutrição, colabora como consultora na área de Nutrição, Marketing nutricional e Serviço de Apoio ao Consumidor para empresas da Indústria Alimentar. Nos últimos anos colaborou com a Kellogg’s Espanha S.L. Sucursal (Portugal) como Nutrition and Corporate Communication co-ordinator, tendo sido responsável pela criação e coordenação do departamento de Comunicação e Nutrição e pelo Serviço de Apoio ao Consumidor, em Portugal e participou ativamente nas associações e organismos com interesse sectorial (FIPA, APAN, AFLOC, ICAP).

 

Data e local de realização
Data: 12 de outubro de 2017
Duração: 4 horas - 09:30 às 13:30
Local: Sala de formação da FIPA | Rua da Junqueira, 39 – Edifício Rosa, 1º Piso | 1300-307 Lisboa

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