16nov

Gestão de conflitos

Num ambiente cada vez mais VICA (volátil, incerto, complexo, ambíguo) o surgimento do conflito é algo expectável e mesmo desejável, desde que seja produtivo e ignição da inovação.
Mas quando o conflito não acrescenta valor e assume contornos destrutivos, há que agir de imediato, impedindo que escale e contamine a equipa ou mesmo toda a organização.
Estar atento aos sinais e dominar algumas técnicas de resolução de conflitos podem transformar uma experiência potencialmente negativa em positiva.
Quando bem gerido, o conflito dá-nos a oportunidade de aprender, melhorar métodos de trabalho e criar relações produtivas e de confiança com colegas, chefias, subordinados e clientes. 


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VALOR DA INSCRIÇÂO:80 € DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:09/11/2017


Notas:
  • O número de inscrições é limitado à capacidade da sala de formação.
  • A realização das ações é condicionada a um número mínimo de inscrições, pelo que a FIPA reserva-se o direito de cancelar ou adiar a realização das ações de formação, caso o número de participantes inscritos seja insuficiente, informando os participantes com 48 horas de antecedência da não realização.
  • O cancelamento da inscrição poderá ser efetuado até às 48 horas anteriores à data marcada.
  • A não comparência na ação de formação ou o cancelamento depois do prazo anteriormente indicado implica o pagamento total da inscrição.
  • Ao abrigo do artigo 18º da Lei nº 144/2015, de 8 de setembro, em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa: www.centroarbitragemlisboa.pt, tel.: 218 807 030, email: director@centroarbitragemlisboa.pt | juridico@centroarbitragemlisboa.pt. Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt

VALOR DA INSCRIÇÂO:130 € DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:09/11/2017


Notas:
  • O número de inscrições é limitado à capacidade da sala de formação.
  • A realização das ações é condicionada a um número mínimo de inscrições, pelo que a FIPA reserva-se o direito de cancelar ou adiar a realização das ações de formação, caso o número de participantes inscritos seja insuficiente, informando os participantes com 48 horas de antecedência da não realização.
  • O cancelamento da inscrição poderá ser efetuado até às 48 horas anteriores à data marcada.
  • A não comparência na ação de formação ou o cancelamento depois do prazo anteriormente indicado implica o pagamento total da inscrição.
  • Ao abrigo do artigo 18º da Lei nº 144/2015, de 8 de setembro, em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa: www.centroarbitragemlisboa.pt, tel.: 218 807 030, email: director@centroarbitragemlisboa.pt | juridico@centroarbitragemlisboa.pt. Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt

Objetivos

  • Entender a importância do conflito e o que significa;
  • Reconhecer as oportunidades e desafios dos conflitos organizacionais;
  • Enunciar as causas e consequências dos conflitos;
  • Identificar e controlar as suas emoções em situação de conflito;
  • Compreender a dinâmica da equipa e como superar as divergências com colegas, chefias, subordinados e clientes;
  • Reconhecer os estilos de conflito a evitar;
  • Preparar, etapa a etapa, um processo de resolução de conflitos;
  • Selecionar as estratégias de gestão de conflito mais adequadas a cada situação;
  • Aplicar estratégias de negociação e de mediação;
  • Manter-se assertivo em situações de tensão;
  • Prever e prevenir a emergência de conflitos.

 

Destinatários
Profissionais que queiram desenvolver competências de gestão de conflitos em contexto organizacional.


Programa

  1. O que é o conflito
    Componentes do conflito
    Tipos de conflito
    Causas para o conflito
  2. A inteligência emocional e o conflito​
    Perceção individual e comportamento
    Gestão das emoções e das relações
    Estilos de conflito a evitar
    Bloqueios das equipas
  3. Estratégias de resolução do conflito
    Processo e fases na resolução do conflito
    Comunicação assertiva, verbal e não-verbal
    Negociação e mediação
    Técnicas para lidar com situações de impasse
  4. Prevenção do conflito improdutivo
    Criação e reforço de um propósito comum
    Feedback construtivo: dar e receber
    Incentivo, confiança e atitude positiva
    Plano de ação individual e coletivo

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Formador

Isabel Vilhena

Consultora, executive coach e formadora nos domínios da Gestão de Pessoas, Qualidade e Desenvolvimento Organizacional. Experiência profissional de mais de 20 anos em cargos de Direção de Recursos Humanos, Assessoria de Administração e Direção de Qualidade, tendo concebido e implementado sistemas de gestão da qualidade, gestão estratégica, gestão de carreiras e de desempenho organizacional e de colaboradores. Liderou a reorganização de uma rede de 150 centros de formação e vários projetos nas áreas da formação e e-learning, gestão de capital humano, sistemas de informação e qualidade. Coordenou diversos programas e eventos de âmbito nacional e internacional.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, tem o Executive MBA em Liderar Pessoas Organizações e Negócios e pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação. Formada em Executive Coaching pela Escola Europeia de Coaching e especialização como SUN Advanced Coach pela Success Unlimited Network, programas acreditados pela International Coaching Federation.​

 

Data e local de realização
Data: 07 de fevereiro de 2017
Duração: 7 horas - 09:30 às 17:30
Local: Sala de formação da FIPA | Rua da Junqueira, 39 – Edifício Rosa, 1º Piso | 1300-307 Lisboa

FIPA NOTÍCIAS