Inovação

Ecotrophelia Portugal 2017

23/01/2017 |

A PortugalFoods e a Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares (FIPA) vão lançar o prémio Ecotrophelia Portugal 2017. Uma iniciativa que tem por objetivo premiar a inovação do meio académico no setor agroalimentar. Esta competição tem por objetivo reunir estudantes, professores, investigadores e profissionais do sector de forma a criar uma rede de formação de excelência em inovação alimentar, proporcionando o acesso a um grande conjunto de talentos e produtos alimentares eco-inovadores.

O prémio Ecotrophelia visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador a ser desenvolvido por um grupo de alunos de licenciatura, pós-graduação e/ou mestrado, com menos de 35 anos e que integrem uma equipa de dois a dez elementos. O produto deve ter em conta critérios como as propriedades nutricionais e organoléticas (como sabor, cor e aroma), o seu potencial e relevância comercial e a sua reprodutibilidade industrial.

“Com esta iniciativa, que funciona como uma incubadora de ideias, a PortugalFoods e a FIPA estarão não só a estimular a criação de produtos inovadores no setor agroalimentar, mas também a revelar futuros talentos e permitir que Portugal ganhe cada vez mais dimensão e destaque no mercado global, afirmando-se como um país inovador e competitivo”, sublinham em sintonia Amândio Santos, Presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods e Jorge Henriques, Presidente da FIPA

Além da experiência que vai proporcionar aos estudantes, o Ecotrophelia Portugal vai também promover uma melhor utilização dos recursos, aproximando o meio académico da indústria e possibilitando futuras parcerias. Vantagens que se têm revelado um sucesso em outros países europeus, como França e Reino Unido, onde esta iniciativa já existe há alguns anos.

Com a coorganização da PortugalFoods e da FIPA e o apoio de vários patrocinadores ligados ao setor, o Ecotrophelia Portugal vai realizar-se em duas fases. A primeira fase compreende uma ronda nacional em que os estudantes submetem a candidatura do seu projeto, sendo posteriormente alvo de avaliação por um painel de personalidades do setor. A segunda fase contará com a participação do vencedor português que irá representar Portugal na competição europeia.

Mais informações em: www.ecotropheliaportugal.com

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email