Food & Nutrition Awards 2016

Inovação

Food & Nutrition Awards 2016

14/10/2016 |

A Conferência “Do Prado ao Prato – Informar para viver melhor” realizou-se durante a Cerimónia de entrega de prémios da 7ª Edição dos Food & Nutrition Awards (FNA), no Centro de Reuniões da FIL. A cerimónia contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Promovidos pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas em parceria com a GCI e já na sua 7ª edição, os prémios Food & Nutrition pretendem estimular o empreendedorismo, valorizar a produção nacional e promover estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Para Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação “O setor agroalimentar tem revelado uma dinâmica notável, quer numa lógica de competitividade pura, quer no impacte positivo na sustentabilidade do território, com uma taxa de crescimento superior ao resto da economia. Este setor representa atualmente 3,7% do valor acrescentado da economia, 13% do emprego, 12,6% das importações e 8,5% das exportações de bens e serviços. O crescimento médio anual das exportações agroalimentares atingiu os 8% desde 2000 e os casos de empreendedorismo apresentados nos Food & Nutrition Awards ilustram bem esta realidade”.

Para José Manuel Costa, Presidente da GCI “Os Prémios Food and Nutrition reconhecem que a inovação agroalimentar é um fator chave para o crescimento económico em Portugal, para a criação de emprego e para a renovação do nosso tecido empresarial. Nos últimos 7 anos, recebemos meio milhar de candidaturas disruptivas e ambiciosas que muito nos orgulham e nos fazem acreditar que a trajetória do setor agroalimentar em Portugal tem capacidade e espaço para continuar a crescer.”

Célia Craveiro, Presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas completa “Aquilo que comemos influencia o que somos e por isso, é nossa ambição divulgar e premiar produtos, empresas e serviços que procurem processos produtivos cada vez mais sustentáveis e inovadores, adaptados ao consumidor de hoje”.

 

PRÉMIOS:

Pedro Graça, com os Vídeos de Receitas “Nutrimento”, venceu a Categoria Iniciativa de Mobilização, onde também foram premiados com Menções Honrosas o “Super Gang dos Frescos” do Lidl & Cia, o “Come Tudo – na cantina” do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e o “Programa Peso Saudável” de Tatiana Fernandes.

Na Categoria Investigação e Desenvolvimento o prémio foi para o “Rose4pack”, de Ana Teresa Sanches Silva, e as Menções Honrosas para os projetos “Determinantes de hábitos alimentares e adiposidade na infância”, de Catarina Durão e “Desenvolvimento e otimização de snacks saudáveis à base de iogurte”, do Instituto Superior de Agronomia.

O prémio Categoria Produto Inovação foi para Ernesto Morgado com a gama “Pato Real NutriMinuto”, e as Menções Honrosas para o projeto Cento e Quatro, para as “MASSAS MILANEZA WOK - Espirais e Macarrão” da Cerealis - Produtos Alimentares e para a “Nutrium”, da HEALTHIUM.

Na Categoria Sustentabilidade Alimentar venceu a “Fruut” da Frueat - Produtos Alimentares e o “Programa Leite de Vacas Felizes” da BEL Fromageries Portugal e o “Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar do Município de Torres Vedras” receberam as Menções Honrosas.

 

FINALISTAS:

Categoria Investigação e Desenvolvimento: “OrangeCTherapy” do iBET e “AlgaeCoat” do Instituto Politécnico de Leiria;

Categoria Iniciativa de Mobilização: Escola Superior de Educação de Santarém com o projeto “Sensibilizar para o Desperdício Alimentar”; FCNAUP com o “Ondas Nutricionais”; Liga Portuguesa de Profilaxia Social com a iniciativa “Simetria” e o “Movimento Menos Olhos do que Barriga” dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho.

Categoria Produto Inovação: “Leite de Pastagem” da BEL Fromageries Portugal; “Delta Q Cevadas Pure” da Novadelta e “Almôndegas de cavala” da Receituarium.

Categoria de Sustentabilidade Alimentar: reconheceu o “100% Alimento” da Gertal e o “Menos é igual a Mais” do Serviço de Ação Social da Universidade de Coimbra.

 

“DO PRATO AO PRATO – INFORMAR PARA VIVER MELHOR”

Fátima Vila Maior, da Fundação AIP – Pessoas. Empresas. Economia, e Sara Monteiro Pires do National Food Institute, Technical University of Denmark, foram oradoras da Conferência de entrega de prémios, cujo tema deste ano foi “Do Prado ao Prato – Informar para Viver Melhor”.

Sara Monteiro Pires é investigadora no Instituto Nacional de Alimentos, da Universidade Técnica da Dinamarca. O Instituto dedica-se à pesquisa e comunicação de soluções sustentáveis e de agregação de valor, nas áreas da alimentação e da saúde. A investigadora fez uma apresentação do tema da Conferência “Do prado ao prato – informar para viver melhor”, sobre segurança alimentar e a sua importância para a saúde pública.

Fátima Vila Maior, responsável por exposições e feiras da AIP, apresentou a Alimentaria Horexpo 2017, uma feira de negócios para os sectores da Alimentação, Distribuição e Hotelaria em Portugal.

Filipe Gil da Distribuição Hoje liderou o debate “Uma visão integrada do setor agroalimentar nacional”, onde participaram Pedro Queiroz, Diretor-Geral da FIPA, Gonçalo Moreira Guerra, Vice-Presidente da APN; Isabel Braga da Cruz, Senior Manager da Portugal Foods; Vanessa Romeu, Diretora do Departamento de Responsabilidade Social do Lidl e Rita Porto, Business Manager da APCER.

 

SOBRE O FOOD&NUTRITION AWARDS

O Food & Nutrition Awards é uma plataforma multi-stakeholder e um agente mobilizador de inovação no setor agroalimentar. Pretende valorizar a produção nacional e promover os estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Com o apoio Institucional do Governo Português, é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Nutricionistas e da GCI, em parceria com a Alimentaria e Horexpo, e com o apoio da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, da Fundação Calouste Gulbenkian, do LIDL, do Bom Petisco, da LUSO, da Terra Nostra e do Banco Popular.

FIPA NOTÍCIAS