Inovação

Nasce Consórcio AGRO-TECH

17/06/2016 |

O Consórcio AGRO-TECH, vocacionado para a investigação nas áreas da agricultura, floresta e saúde animal, foi formalmente criado através da Portaria nº 149/2016, de 25 de maio, e vai ter sede em Oeiras.

Este Consórcio que integra a Universidade Nova de Lisboa, através do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. e o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, tem como principais objetivos facilitar a investigação e o desenvolvimento experimental nas áreas da agricultura e floresta, saúde animal e sanidade vegetal, tecnologia e inovação para a bioeconomia.

Compete ainda ao AGRO-TECH incentivar a investigação "sobre doenças emergentes nos animais, incluindo as zoonoses, de elevado risco para a saúde humana e de consequências económicas devastadoras para as regiões afetadas", bem como promover o estudo sobre "a produção de recursos renováveis, e a sua conversão em alimentação humana e animal", e de produtos farmacêuticos de base biológica e bioenergia.

O Consórcio terá ainda a seu cargo a produção de vacinas e métodos de diagnóstico, para as áreas da sanidade vegetal, segurança alimentar e saúde animal, e apoiará a formação especializada de técnicos e investigadores, nomeadamente em agrobiotecnologia, agroindústria e floresta.

A Sessão de apresentação do Consórcio Agro-Tech teve lugar no dia 17 de junho no Auditório do INIAV, I.P (Oeiras).

FIPA NOTÍCIAS