Inovação

Queijos de Portugal postos à prova

25/10/2016 |

O Concurso Queijos de Portugal encontra-se na sua 8ª edição, sendo já considerado uma referência nacional que premeia, ano após ano, o que de melhor se faz na área da indústria de lacticínios.

Há oito anos, a ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios) começou com 57 queijos a concurso, este ano a organização atingiu um novo recorde com 206 queijos em 20 categorias, avaliados por 20 provadores.

Nesta competição o painel começou por provar e avaliar queijos frescos, depois passaram para os queijos mais apaladados, de que são exemplo os queijos ilha.

No concurso “Queijos de Portugal 2016” estiveram em competição 58 empresas, enquanto o ano passado estiveram presentes 47.

A ideia deste concurso visa, em primeiro lugar, estimular a indústria a apresentar mais e melhores produtos. Em segundo lugar, fazer com que haja um maior reconhecimento por parte do consumidor dos produtos premiados que se tornam mais reconhecidos e aceites no mercado e que são os mais procurados pela distribuição e por parte das empresas que pretendem ter este produto para comercializar, para e por parte da restauração.

O selo é a garantia de que se trata de um produto de elevada qualidade, que surge nos rótulos e é reconhecido por um júri muito abrangente constituído por várias entidades do ensino, da investigação, da análise sensorial, da indústria de lacticínios e da distribuição.

Cada uma das 20 categorias teve um queijo vencedor e duas menções honrosas. Existem categorias que tiveram 13 ou 16 queijos a concurso e outras que têm mais. No final, apenas três queijos vão ter maior visibilidade devido à distinção que lhes é atribuída. São os queijos mais procurados comercialmente por parte do consumidor. Embora todos os queijos sejam contemplados com diplomas.

Atualmente a indústria apresenta produtos mais diferenciados e a prova disso é que se verifica que o consumo de queijo per capita subiu ligeiramente e de forma sustentável.

A ideia da ANIL é que o queijo possa fazer parte integrante da dieta alimentar dos portugueses e que também faça parte dos momentos de convívio dos apreciadores.

A cerimónia de entrega de prémios do Concurso Queijos de Portugal terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa, no decorrer do Encontro Com o Vinho e os Sabores 2016, entre os dias 11 e 14 de novembro, que contará com a presença da FIPA.

FIPA NOTÍCIAS