Nº 3 | 11 janeiro 2016

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-geral

A comunicação apropriada de géneros alimentícios isentos de substâncias que podem provocar alergias ou intolerâncias tornou-se, nos últimos tempos, uma das prioridades do setor agroalimentar, tendo a informação sobre a ausência de glúten e lactose ganho terreno sobre as outras substâncias. A introdução de novas regras acerca da informação sobre a ausência ou presença reduzida de glúten ou de lactose motivou a criação de um subcomité técnico na FIPA. Desenvolvido no seio do Comité de Regulamentação e Política Alimentar este grupo, que nasceu da vontade dos associados da Federação, virá certamente consolidar posições em torno de como se deve comunicar estas informações ao consumidor final mediante o desenvolvimento de um documento orientador. Outra das grandes motivações que esteve na base da criação deste subcomité é esclarecer os operadores económicos relativamente às atuais normas europeias por via da legislação.


Subcomité

Consumidor

Subcomité "Glúten e Lactose"

FIPA cria subcomité técnico dedicado à informação sobre a ausência ou presença reduzida de glúten e de lactose nos géneros alimentícios.
SIPACE alargado à alimentação animal

Competitividade

SIPACE alargado à alimentação animal

O Sistema de Informação sobre Estabelecimentos (SIPACE) gerido pela DGAV foi agora adaptado ao setor dos alimentos para animais.


JORNADAS TÉCNICAS SPV 2016

Sustentabilidade

JORNADAS TÉCNICAS SPV 2016

A Sociedade Ponto Verde organiza mais umas Jornadas Técnicas, que ocorrerão no dia 21 de janeiro em Lisboa e dia 28 de Janeiro no Porto.
Resíduos alimentares são prioridade

Sustentabilidade

Resíduos alimentares são prioridade

Os resíduos alimentares “do prado ao prato” são uma das prioridades do Novo Pacote Europeu sobre Economia Circular da Comissão Europeia.