Nº 11 | 28 abril 2016

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-geral

Quase em simultâneo com a apresentação pelo Governo da iniciativa “Indústria 4.0”, cujo objetivo é produzir um conjunto de recomendações que permitam às empresas avançar na digitalização dos processos de forma a anularem a barreira geográfica através da utilização das novas tecnologias, emergiu uma nova greve dos estivadores no Porto de Lisboa. É certo que são necessárias dinâmicas que alavanquem o desenvolvimento tecnológico, no entanto a competitividade das empresas mede-se no terreno e no dia-a-dia. A greve no Porto de Lisboa, que por agora está para ficar, impõe uma ação determinada e imediata por parte do Governo. No espaço de dias, o país está a assistir a fortes limitações no abastecimento de matérias-primas o que coloca já em causa a normal produção de rações e de alimentos. O Porto de Lisboa é responsável por 70% do abastecimento alimentar e uma grande parte das exportações, fluxo este que parado implica de imediato a impossibilidade de cumprir contratos quer com os clientes nacionais quer com os estrangeiros. Para construir uma indústria de futuro são bem-vindos impulsos tecnológicos, mas é fundamental olhar muito bem para o presente e agir!


Porto de Lisboa prolonga greve

Competitividade

Porto de Lisboa prolonga greve

Greve dos estivadores no Porto de Lisboa põe em causa o abastecimento alimentar do país, se não forem tomadas medidas urgentes.
Comissão faz

Competitividade

Comissão faz "ponto da situação" do TTIP

Comissão publicou relatório que apresenta pormenorizadamente os progressos realizados nas negociações do TTIP.


Comunicação eficaz em alimentação

Consumidor

Comunicação eficaz em alimentação

FIPA marcou presença na 2ª reunião do “Grupo de Trabalho para uma Comunicação Eficaz em Alimentação”.
Novos limites para Bisfenol A

Consumidor

Novos limites para Bisfenol A

Notificado projeto de Regulamento relativo à utilização de BPA em vernizes e revestimentos destinados a entrar em contacto com géneros.


Secretário-Geral da IACA distinguido

Competitividade

Secretário-Geral da IACA distinguido

Secretário-Geral da IACA, Jaime Piçarra, distinguido com Título de Membro Honorário da FEFAC, durante o Congresso da Federação.
Governo apresenta “Indústria 4.0”

Inovação

Governo apresenta “Indústria 4.0”

Indústria 4.0 permitirá a utilização de novas tecnologias para tornar as empresas mais competitivas a nível europeu.