Nº 12 | 17 maio 2016

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-geral

Acabando com um período que interregno que durou vários meses, fruto da mudança de Governo, a PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar voltou a juntar à mesma mesa os vários elos da cadeia de valor. Esta foi uma oportunidade para redefinir as prioridades de um fórum que se quer como promotor de discussões que permitam resolver constrangimento e alavancar a competitividade da fileira. Na perspetiva da FIPA, esta Plataforma deve manter-se orientada para fomentar a equidade, o equilíbrio e o diálogo na cadeia alimentar, permitindo o aumento da transparência do mercado e uma justa distribuição de valor entre os diferentes setores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agrícolas e agroalimentares. Sendo o nosso compromisso a defesa particular da indústria portuguesa agroalimentar, não abdicaremos de contribuir de forma proactiva e dialogante para a criação de instrumentos, quer legais quer voluntários, que permitam consolidar um caminho que, por vezes, parece ser demasiado longo! 


Centro Food-STA facilita intercâmbio

Inovação

Centro Food-STA facilita intercâmbio

Aliança Europeia do Conhecimento cria Centro FooD-STA, consórcio internacional de universidades e empresas agroalimentares.
Prémio Empreendedorismo e Inovação

Inovação

Prémio Empreendedorismo e Inovação

3ª Edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola” recebe candidaturas até 1 de julho.


Conselho Europeu discute emissões

Sustentabilidade

Conselho Europeu discute emissões

Conselho Europeu reuniu a 10 de maio para debater formas de limitar as emissões agrícolas de gases com efeito de estufa.
Novo relatório sobre Materiais em contacto

Inovação

Novo relatório sobre Materiais em contacto

Parlamento Europeu publica projeto de relatório sobre a implementação do regulamento relativo aos materiais em contacto.


Greve portuária afeta indústria

Competitividade

Greve portuária afeta indústria

CIP alertou, em Comunicado, que a grave situação no Porto de Lisboa afeta a atividade de empresas de diversos setores.
Brainstorming sobre contaminantes

Consumidor

Brainstorming sobre contaminantes

FIPA participa em primeira reunião da Rede Portuguesa sobre Contaminação Química de Alimentos, promovida pelo INSA.