Nº 14 | 28 junho 2016

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-geral

O “Brexit” é já indissociável da história do século XXI e, por agora, com consequências imprevisíveis. No ano da celebração dos 43 anos de relação com as instituições europeias os eleitores do Reino Unido pediram o divórcio e abriram a “caixa de pandora”, temendo-se agora um efeito dominó e um iceberg de consequências políticas, económicas e sociais! No caso particular da indústria alimentar e das bebidas, de acordo com um inquérito da nossa congénere no Reino Unido, 70% dos empresários assumiu-se a favor da permanência e teme agora os impactos ao nível do comércio, acesso aos mercados e enquadramento legal. Num estudo do Global Counsel, prévio ao referendo, Portugal foi considerado o quarto país mais exposto às consequências do “leave”, em particular pelo seu PIB depender cerca de 2,6% das exportações para este destino, pelo número de portugueses residentes e pelas ligações à banca. Na situação específica da nossa fileira agroalimentar, o Reino Unido gerou em 2015, segundo dados da AICEP, receitas de 309 milhões de euros (88 milhões de euros de produtos agrícolas e 221 milhões de euros de produtos alimentares) o que representa 5,4% do total das exportações da fileira e 9,2% do total das exportações nacionais para este mercado. Veremos!


Reino Unido: Quo Vadis?

Competitividade

Reino Unido: Quo Vadis?

Confirmou-se o que poucos acreditavam mas muitos temiam, o “leave” ganhou e deixou a europa em estado de choque.
Novo site do Projeto EU-MERCI

Sustentabilidade

Novo site do Projeto EU-MERCI

Site irá disseminar melhores práticas em eficiência energética e será ferramenta para interação com as partes interessadas.


Nasce Consórcio AGRO-TECH

Inovação

Nasce Consórcio AGRO-TECH

Consórcio AGRO-TECH, orientado para investigação nas áreas da agricultura, floresta e saúde animal, foi formalmente criado.
Indústria empenhada na inovação

Inovação

Indústria empenhada na inovação

Indústria alimentar europeia apoia adoção das conclusões do Conselho sobre caminhos para melhoria dos produtos alimentares.