Nº 15 | 26 setembro 2016

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

A Comissão Europeia publicou recentemente o Relatório com os resultados da 4ª missão de monitorização a Portugal que decorreu no passado mês de junho. Esta missão foi desenvolvida no âmbito do pós-Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal e também do Procedimento relativo aos Desequilíbrios Macroeconómicos. O relatório identifica um conjunto de desafios que ainda subsistem para a economia portuguesa. O documento refere que a recuperação económica continua a um ritmo moderado, impulsionada pela procura interna mas com riscos decorrentes do enfraquecimento da envolvente externa e dos desequilíbrios macroeconómicos e fiscais. Aponta para um incumprimento do deficit em 2016 e 2017, assente em projeções da Comissão que se situam acima das do Governo. Como pontos de maior preocupação são apontados a urgência das reformas fiscais e estruturais, a fraca recuperação da banca e os seus mais recentes problemas e os entraves à competitividade e ao investimento fruto das barreiras legais e da rigidez do mercado de trabalho. Por fim, verifica-se que a dívida soberana e a capacidade de reembolso não são, por agora, motivo de preocupação mas a volatilidade dos mercados aponta Portugal para uma posição de aversão ao risco. Definitivamente necessitamos de melhores notícias!


Queijos de Portugal a concurso

Consumidor

Queijos de Portugal a concurso

Está lançada a oitava edição do Concurso Queijos de Portugal, iniciativa que visa premiar o que de melhor se faz neste setor.
Contratos Públicos em revisão

Competitividade

Contratos Públicos em revisão

FIPA participa em reunião com Secretário de Estado das Infraestruturas para debater revisão do Código de Contratos Públicos.


GREENFEST 2016

Sustentabilidade

GREENFEST 2016

FIPA testemunha apresentação pública da GREENFEST 2016, este ano dedicada ao tema “A Economia Circular”.
Peritos debatem contaminantes

Consumidor

Peritos debatem contaminantes

FIPA participa em debate sobre “Contaminantes Alimentares e Avaliação de Risco: Um contributo para a Segurança Alimentar”.


Consumidores e marketing em avaliação

Consumidor

Consumidores e marketing em avaliação

FIPA participa em consulta sobre direito dos consumidores e marketing na União Europeia, com vista à avaliação do quadro legal.
ANPROMIS lança InovMilho

Inovação

ANPROMIS lança InovMilho

ANPROMIS promove mais um “Dia de Campo” no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido com o INIAV.