Nº 17 | 18 outubro 2016

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Há cerca de um mês o Governo aprovou em Conselho de Ministros uma estratégia que visava a Promoção da Alimentação Saudável e que, tal como tornado público, teria como base uma plataforma de parceiros para a procura e implementação de soluções conjuntas. Mais recentemente o Ministro da Saúde afirmou ao canal público de televisão que o caminho passava pelas parcerias e pela autorregulação. Durante a apresentação do Orçamento do Estado para 2017, na passada sexta-feira, parecia que estávamos num outro país, com outro Governo. Confirmando rumores que se avolumavam, é proposta a criação de um imposto especial sobre bebidas açucaradas, no mínimo incompreensível pois abrange bebidas sem açúcar! Sejamos claros, este é um imposto discriminatório e, mais grave ainda, experimentalista. A Comissão Europeia já apontou para a incerteza da eficácia dos impostos sobre alimentos no combate à obesidade, devido aos efeitos de substituição dos produtos abrangidos pelo imposto. O McKinsey Global Institute estudou a eficácia de diferentes medidas como solução para o problema da obesidade e quer a redução das porções quer a reformulação dos produtos têm dez vezes mais impacte na saúde pública do que um imposto, mas parece que para tapar os buracos na saúde agora vale tudo!


Trocou-se saúde por receita fiscal

Competitividade

Trocou-se saúde por receita fiscal

FIPA quer reavaliação de novo imposto discriminatório, populista e sem qualquer efeito comprovado ao nível da saúde pública.
Declaração Nutricional debatida em Leiria

Consumidor

Declaração Nutricional debatida em Leiria

FIPA participou em Seminário dedicado à Declaração Nutricional – Perspetivas setoriais, organizado pelo Politécnico de Leiria.


“Eat & Live Well”

Consumidor

“Eat & Live Well”

Enfrentar os desafios da vida moderna em termos de uma boa nutrição e estilos de vida saudáveis é desígnio da indústria.
FIPA na luta contra a fome

Consumidor

FIPA na luta contra a fome

FIPA integra, como membro fundador, a Aliança contra a Fome e a Má-nutrição em Portugal.


Food & Nutrition Awards 2016

Inovação

Food & Nutrition Awards 2016

Vencedores da 7ª edição do Food & Nutrition Awards foram anunciados na Conferência “Do Prado ao Prato – Informar para Vive Melhor”.
União na promoção do leite e laticínios

Consumidor

União na promoção do leite e laticínios

Campanha de sensibilização para os benefícios do consumo do leite e lacticínios une produção e distribuição.