Nº 19 | 2 novembro 2016

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Numa primeira reação à assinatura do acordo de comércio entre a União Europeia e o Canadá (CETA), a indústria alimentar europeia considerou que este é um acordo ambicioso e progressista e vai reforçar as relações comerciais e de investimento entre duas das economias mais avançadas do mundo, com impacto positivo no crescimento e no emprego. Como principais benefícios, identificam-se o facto de 92% dos produtos agroalimentares europeus serem exportados para o Canadá isentos de taxas, as bebidas espirituosas e vinhos europeus verem a eliminação de tarifas complementada pela remoção de barreiras não-tarifárias e a proteção legal para 145 indicações geográficas. Do ponto de vista da competitividade do agroalimentar nacional, salienta-se a importância de garantir regras equivalentes de segurança alimentar, bem-estar animal e compromissos ambientais, de forma a se evitarem distorções de concorrência. Torna-se também fundamental que, após dois anos de negociações, o Parlamento Europeu dê agora o seu consentimento e impulsione uma rápida implementação. Este pode ainda ser um sinal relevante para a assinatura do TTIP, que está atualmente dependente do desfecho do processo eleitoral nos EUA, cuja negociação deverá continuar.


Fileira debate futuro da suinicultura

Consumidor

Fileira debate futuro da suinicultura

FIPA esteve entre os parceiros convidados das Jornadas Técnicas da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores.
GS1 Portugal com nova casa

Inovação

GS1 Portugal com nova casa

Novo espaço acolhe não só a Equipa da GS1 Portugal como todos aqueles que queiram ver e interagir com o Sistema GS1.


Os números da Indústria alimentar

Competitividade

Os números da Indústria alimentar

“Dados e Tendências da Indústria Alimentar Europeia 2016”, publicados pela FoodDrinkEurope, revelam continuidade do crescimento.
Knorr promove sabores

Consumidor

Knorr promove sabores

Sob o mote “a nossa receita começa no campo” a marca Knorr promoveu uma “viagem” ao mundo dos seus sabores!