Nº 27 | 31 janeiro 2018

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

O primeiro mês de 2018 ficou marcado pelo retomar de iniciativas ligadas com a temática da alimentação que, inevitavelmente, devem contar com o envolvimento da indústria agroalimentar. Depois de um final de ano onde o foco esteve voltado para mais uma discussão em torno da introdução de impostos discriminatórios e penalizadores de certas categorias de produtos alimentares, foi publicada, mesmo à beira do réveillon, a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, um documento que se assume interministerial e que peca, logo à partida, por não se identificar qualquer consideração pelos vários contributos que foram submetidos no âmbito da consulta pública que havia decorrido durante o mês de agosto! A Estratégia merece, no entanto, uma postura construtiva por parte da indústria, em particular pelo facto de assentar muitas das ações no contexto da autorregulação. Curiosamente, ainda este documento do Governo não se tinha habituado à luz do dia, surge no Parlamento nova proposta de alteração ao Código da Publicidade, no que respeita à publicidade dirigida a menores, que se apresenta como contraditório em relação ao espírito espelhado na Estratégia do Governo! Está assim dado o mote para um ano que vai exigir um debate muito responsável e participado sobre a promoção da alimentação saudável. A indiscutível relevância deste tema, não afasta a FIPA da sua missão de promover a competitividade da indústria agroalimentar pelo que está já a organizar a 5ª Conferência para a Competitividade, este ano subordinada ao tema “A indústria agroalimentar e os desafios para a década”, que irá decorrer no dia 6 de março, em Lisboa. Daremos novidades em breve.


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