Sustentabilidade

Novo site do Projeto EU-MERCI

22/06/2016 |

O novo site – que ilustra a visão e objetivos do projeto EU-MERCI, o consórcio de gestão, as atividades e eventos previstos, e as oportunidades para contribuir para o desenvolvimento do projeto – está no ar. O projeto EU-MERCI é financiado pelo Horizonte 2020 (Nº. 693845) e irá fornecer uma vasta base de dados das melhores práticas para promover a eficiência energética e competitividade no setor industrial.

A seleção das melhores práticas será principalmente baseada na análise de milhares de projetos realizados a nível europeu em diversos setores industriais. Nos primeiros meses do projeto foram recolhidos e analisados muitos estudos de caso. A base de dados das melhores práticas estará disponível a partir de fevereiro 2017, após o primeiro ano de operação.

Enquanto isso, o lançamento do site permitirá o levantamento das melhores práticas provenientes diretamente de empresas pertencentes a diferentes setores industriais de todos os países europeus. Todas as empresas que implementaram melhores práticas de eficiência energética são convidadas a partilhar as suas experiências e os resultados utilizando o formulário específico incluído na página web.: Tem melhores práticas para partilhar?

Nesta fase também será bem-vinda a compilação de um questionário empresa, através do qual será possível entender o nível de conhecimento e sensibilização da indústria europeia sobre as dificuldades e benefícios na melhoria da eficiência energética nos processos industriais. Os resultados serão utilizados para apoiar indústrias interessadas em implementar modelos e melhores práticas já utilizadas noutras indústrias.

Com base na análise de aplicações no mundo real, o EU-MERCI irá avaliar ao longo dos próximos dois anos a eficácia das políticas e regimes de apoio à eficiência energética no setor industrial (conforme estabelecido pelo art.º 7º da Diretiva 2012/27/UE).

O EU-MERCI, coordenado pela RSE, irá também partilhar a base de dados das melhores práticas, recolhidas através de um programa de capacitação e divulgação, com o sector industrial europeu e com os decisores políticos.

Os parceiros do projeto são: Ricerca sul Sistema Energetico, Italy (RSE); JIN Climate and Sustainability, Netherlands (JIN); Center for Renewable Energy Sources and Saving, Greece (CRES); Polish National Energy Conservation Agency, Poland (KAPE); Austrian Energy Agency, Austria (AEA); Federazione italiana per l’uso razionale dell’energia, Italy (FIRE); Carbon Trust, UK (Carbon Trust); Black Sea Energy Research Centre, Bulgaria (BSERC); Energy Restructuring Agency, Slovenia (ApE); Spread European Safety SPES GEIE (SPES); Centre for the Promotion of Clean and Efficient Energy in Romania, Romania (ENERO).

A FIPA faz parte do consórcio SPES.

O EU-MERCI é apoiado por várias organizações governamentais, institucionais, industriais, ambientais e de usuários finais de energia mundiais.

O consórcio está à procura de intervenientes industriais e institucionais que queiram participar ativamente no projeto, tornando disponíveis as bases de dados e as melhores práticas sobre as aplicações da eficiência energética na indústria.

Caso esteja interessado, envie um e-mail para info@eumerci.eu.

FIPA NOTÍCIAS