Nº 10 | 6 abril 2016

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-geral

Por norma um aniversário justifica mensagens de parabéns e é argumento para uma festa entre familiares e amigos. Faz hoje 5 anos que Portugal pediu a intervenção das instituições europeias e internacionais e ficou amarrado a um programa de resgate que ainda hoje tem impacto na vida das pessoas e das empresas. É verdade que a nossa economia tem dado alguns sinais de recuperação dos níveis em que caiu, mas são ainda muito frágeis! No final de 2015 o PIB pouco avançou (1,6%). Este crescimento ter-se-á devido essencialmente a uma evolução robusta das exportações (5,3%), bastante acima do crescimento da procura interna. A verdade é que o país continua com uma dívida pública muito elevada, um sistema financeiro fragilizado, o desemprego a subir (12,3%) e o único rating de investimento em risco. A tão apregoada reforma do Estado não saiu do discurso e os seus gastos continuam elevados. Mesmo as exportações que tão boa ajuda deram começaram já a ressentir-se, em parte devido ao impacto que a queda dos preços do petróleo teve na economia angolana. Posto isto, Portugal ainda não pode festejar e os parabéns ficarão, esperamos, para mais tarde!


IVA do pão gera dúvidas

Competitividade

IVA do pão gera dúvidas

Autoridade Tributária confirma interpretação que a FIPA já tinha transmitido aos associados sobre IVA do pão.
FIPA debate mercados e logística

Competitividade

FIPA debate mercados e logística

Presidente da FIPA interveio hoje no Roadshow Portugal Global, com destaque para a cadeia logística e o mercado holandês.


McDonald's promove setor agrícola

Inovação

McDonald's promove setor agrícola

1ª MBIA - McDonald's Business Initiative for Agriculture pretende reforçar as competências de gestão dos empreendedores agrícolas.
Segurança Social lança aplicações

Competitividade

Segurança Social lança aplicações

FIPA participou ontem na sessão de apresentação das novas aplicações on-line da Segurança Social Direta.