Nº 24 | 2 fevereiro 2017

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

A história industrial mostra que a progressão da estrutura produtiva tem sido feita de forma alternada, entre momentos de revolução e períodos estacionários. A atual e acelerada evolução tecnológica, marcadamente assente no digital, iniciou já um novo período de transformação, o qual, para uma economia como a nacional, é uma janela de oportunidades, assentes na fusão de métodos de produção com os mais recentes desenvolvimentos na tecnologia de informação e comunicação, que conduzirão a mudanças disruptivas nos modelos de produção e negócio. A estratégia Indústria 4.0, esta semana apresentada pelo Governo, foi sujeita a ampla consulta e contou com a inevitável participação da FIPA e de várias empresas do setor, com resultados muito concretos ao nível do destaque dado ao agroalimentar. Um estudo da UBS coloca Portugal como a 23ª economia mais preparada para adotar a Indústria 4.0, de um conjunto de 45 países analisados, sendo de destacar as suas infraestruturas, competências gerais e capacidade de inovação. As primeiras empresas do agroalimentar já estão a olhar para o futuro e acreditamos que - com o entusiamo dos seus profissionais, o envolvimento dos empresários e a pro atividade dos governos – é possível criar valor e construir o futuro. Este será também o mote para o 6º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar, que espera por si no próximo dia 4 de abril.


Peritos debatem Segurança Alimentar

Consumidor

Peritos debatem Segurança Alimentar

Comissão de Segurança Alimentar aborda produtos à base de carnes, na primeira reunião convocada pelo atual Governo.
Novo imposto é discriminatório

Competitividade

Novo imposto é discriminatório

Setor das bebidas refrigerantes não alcoólicas considera que novo imposto tem eficácia muito duvidosa e penaliza a indústria.


Guia de alegações revisto

Consumidor

Guia de alegações revisto

Autoridade Europeia de Segurança Alimentar atualizou o seu Guia de Orientação sobre Alegações de Saúde.
Indústria 4.0 destaca agroalimentar

Inovação

Indústria 4.0 destaca agroalimentar

Indústria agroalimentar em destaque na estratégia Indústria 4.0, que prevê injetar na economia até 4,5 mil milhões de euros.


Indústria sensível à eficiência energética

Sustentabilidade

Indústria sensível à eficiência energética

Projeto EU-MERCI publica relatório sobre crescente sensibilidade da indústria para a eficiência energética.
Ecotrophelia Portugal 2017

Inovação

Ecotrophelia Portugal 2017

PortugalFoods e FIPA trazem para Portugal iniciativa que pretende premiar inovação dos universitários no setor agroalimentar.