Nº 28 | 16 fevereiro 2018

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Se por um lado é o maior setor industrial do país, tanto ao nível da criação de riqueza como de emprego, por outro a Indústria Agroalimentar tem sido alvo de intervenções e iniciativas que colocam em causa a sua reputação e desvalorizam, muitas vezes, a importante evolução que tem feito com vista a dar resposta aos dinâmicos desafios da sociedade. Esta é a perspetiva que serve de mote à 5ª Conferência para a Competitividade, subordinada ao tema “A Indústria Agroalimentar e os Desafios para a Década”, que a FIPA promove no próximo dia 6 de março e que conta já com uma forte adesão, prevendo-se casa cheia. Numa manhã de troca de experiências e de perspetivas futuras, os participantes poderão assistir a duas mesas redondas, uma sobre “a reputação da indústria agroalimentar e o papel dos parceiros” e a outra sobre “os desafios da fileira agroalimentar na economia nacional”, ambas com intervenientes de excelência. Este debate acaba por coincidir com um contexto de permanentes desafios para os vários subsetores e empresas, em particular ao nível da promoção da alimentação saudável e da sustentabilidade. Ainda recentemente o Parlamento acolheu uma discussão sobre esquemas alternativos de rotulagem nutricional, em particular os sistemas de cores, que deixou claro que a competitividade e o foco no consumidor devem ser pesados na mesma balança, tendo ficado bastante bem vincada a posição da maioria dos grupos parlamentares em relação à falta de eficácia na melhoria das escolhas e ao impacte negativo na competitividade das nossas empresas da adoção de esquemas de informação nutricional fora da harmonização europeia, discriminatórios para os produtos nacionais e totalmente desenquadrados com a legislação comunitária. O bom senso levou à rejeição dessas propostas e abriu porta a um diálogo multisetorial e participado para que sejam encontradas as melhores opções para os consumidores e para a competitividade nacional.


FIPA debate competitividade

Competitividade

FIPA debate competitividade

FIPA convida a participar na “5ª Conferência para a Competitividade”, que terá lugar na manhã do dia 6 de março, em Lisboa.
Ecoinovar na alimentação

Inovação

Ecoinovar na alimentação

Ecotrophelia Portugal 2018 começa hoje roadshow junto de estudantes do ensino superior para premiar campeões da eco-inovação.


GS1 debate futuro digital

Competitividade

GS1 debate futuro digital

Sexta edição do Seminário de Boas Práticas Colaborativas focar-se-á na Indústria 4.0, Big Data e Internet das Coisas.
Descarbonização da Indústria

Sustentabilidade

Descarbonização da Indústria

FIPA presente na Sessão de Apresentação dos Avisos para a Descarbonização da Indústria, que decorreu no dia 9 de fevereiro.


Código de Boas Práticas online

Competitividade

Código de Boas Práticas online

As estruturas representativas do setor agroalimentar e da distribuição apresentaram ao Governo o Portal do Código de Boas Práticas.
Compras públicas mais ecológicas

Sustentabilidade

Compras públicas mais ecológicas

FIPA participou na sessão pública relativa à Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas (ENCPE 2020).