Nº 66 | 25 março 2022

Mais pela Alimentação

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

A tomada de posse do novo Governo realiza-se daqui a poucos dias e é com especial agrado que vemos a integração do Ministério da Agricultura e da Alimentação na estrutura orgânica do próximo Executivo.

A este propósito, destaco as declarações do presidente Jorge Tomás Henriques: “a inclusão da Alimentação na titularidade de um ministério vem ao encontro das propostas que a FIPA tem vindo a apresentar, por considerarmos essencial a valorização do setor agroalimentar em virtude da sua forte contribuição tanto para a economia nacional como para a sociedade”.

Defendemos há muito um compromisso nacional para a indústria agroalimentar e o reconhecimento da importância da cadeia de produção. É agora com expectativa que aguardamos a apresentação de medidas e de uma política estrutural, que fomente a competitividade do setor e a imperativa soberania alimentar nacional.

Neste enquadramento, consideramos essencial continuarmos o caminho do diálogo, tanto com o Governo como com o Parlamento. Acreditamos que o sentido de cooperação será fulcral não só para fazer face aos tempos de enorme imprevisibilidade em que todos nos encontramos, mas, acima de tudo, para a definição de uma estratégia alimentar consolidada para um futuro no qual não abrandarão os desafios económicos, ambientais e sociais.

Assente no seu espírito colaborativo e missão de fazer mais pela Alimentação, após a tomada de posse do Governo a FIPA irá apresentar aos novos responsáveis as Prioridades Estratégicas do setor para esta legislatura.


Alimentação em novo Ministério

Competitividade

Alimentação em novo Ministério

A FIPA aplaude a criação do Ministério da Agricultura e da Alimentação, sublinhando que vem dar resposta ao desafio já lançado pela federação para um compromisso nacional para a indústria agroalimentar.
Empresas defendem ligação Ibéria-França

Competitividade

Empresas defendem ligação Ibéria-França

As Confederações Empresariais de Portugal e de Espanha (CIP e CEOE) estão entre as entidades que defendem rápida melhoria das interligações de gás e eletricidade da Península Ibérica com a França.


Medidas para segurança alimentar

Competitividade

Medidas para segurança alimentar

A Comissão Europeia apresentou um conjunto de ações para reforçar a segurança alimentar, no seguimento do aumento dos preços dos alimentos e dos custos dos fatores de produção, como a energia e os fertilizantes.
Medidas excecionais na rotulagem

Consumidor

Medidas excecionais na rotulagem

A DGAV apresenta medidas excecionais direcionadas à rotulagem dos géneros alimentícios, face aos constrangimentos de abastecimento causados pela invasão russa da Ucrânia.


Apoio à Produção disponível

Competitividade

Apoio à Produção disponível

A linha de crédito “Apoio à Produção” com uma dotação de 400 milhões de euros, lançada pelo Governo e destinada às empresas afetadas pelo aumento do custo das matérias-primas e energia, já está disponível.