Nº 40 | 14 janeiro 2021

#industriaalimentarporsi

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Estávamos em março de 2020, em pleno confinamento geral. Nessa altura, #industriaalimentarporsi foi o hashtag por nós utilizado para transmitir o trabalho diário levado a cabo por toda indústria para continuar a fazer chegar à população os bens alimentares.

Em janeiro de 2021, estamos perante um novo confinamento. São inequívocas a instabilidade e as incertezas que o cenário, em que iniciamos este novo ano, traz para a sociedade e para o tecido económico. A indústria agroalimentar não estará fora deste panorama, muito embora as perceções globais possam concluir desempenhos económicos positivos e inabaláveis.

Certo é que continuaremos a trabalhar e é altura de reiteramos aqui a mensagem #industriaalimentarporsi.

Este “alimentar por si” não reflete, contudo, apenas o dia-a-dia da indústria “no terreno” e os entraves que a pandemia tem vindo a colocar. Reflete, igualmente, que temos de trabalhar para dar respostas aos desafios reforçados, quer no contexto nacional quer europeu, em matéria de sustentabilidade ambiental, inovação no produto, informação ao consumidor, sem esquecer a segurança alimentar e segurança dos alimentos.

Em certa medida, 2021 será um ano decisivo para a indústria agroalimentar numa altura em que se decidem e colocam em prática pacotes legislativos relacionados com resíduos, economia circular e clima.

Nos próximos meses, é altura de o setor continuar a dar provas da reformulação nutricional levada a cabo pelas empresas. A informação ao consumidor e entre os atores da cadeia de valor será também um dos focos.

Sem esquecermos que este ano será marcado pelo arranque efetivo do debate e da elaboração das medidas concretas “Do Prado ao Prato”, a estratégia europeia que definirá aquilo que serão os sistemas alimentares e o nosso futuro.

Em suma, estamos preparados para 2021. Vamos a isso.


CIP define prioridades para a Presidência Portuguesa da UE

Competitividade

CIP define prioridades para a Presidência Portuguesa da UE

A urgência de encaminhamento dos fundos de recuperação europeus para a economia real é uma das prioridades definidas pela CIP, num documento enviado ao Primeiro-Ministro e à Presidente da Comissão Europeia.
DIETA MEDITERRÂNICA EM REVISTA

Consumidor

DIETA MEDITERRÂNICA EM REVISTA

O Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica acaba de lançar a revista online “Paisagens Alimentares Mediterrânicas”. Esta publicação pretende contribuir para o debate e reflexão sobre este estilo de vida e de alimentação.


INE prevê aumento de exportações

Competitividade

INE prevê aumento de exportações

O Instituto Nacional de Estatísticas prevê um aumento de 2,5% das exportações de produtos alimentares e bebidas em 2021, com previsões de crescimento na ordem dos 2,9% para os mercados extra-UE e de 2,2% para o intra-UE.
Governo avalia impacto legislativo na ação climática

Sustentabilidade

Governo avalia impacto legislativo na ação climática

O Governo aprovou criação de projeto-piloto, cuja finalidade é retirar conclusões relativas ao alinhamento dos projetos legislativos com os objetivos globais das políticas na área do clima a nível nacional.