Nº 49 | 25 maio 2021

Consolidar o diálogo

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Faz agora um ano que a Comissão Europeia apresentou a Estratégia “Do Prado ao Prato”, reforçando a perspetiva de que o futuro da alimentação passa pelo desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis. A FIPA, naturalmente, abraça esta visão, mas sublinha que o diálogo é a ferramenta-chave para que se consiga chegar, definitivamente, a um modelo de sucesso.

Foi com esta convicção que organizou, no dia 20 de maio, o webinar “Futuro da Alimentação – perspetivas, tendências, caminhos”. Este evento teve, como ponto de partida, a apresentação feita pela Deloitte sobre os desafios aos quais os operadores do setor alimentar terão de dar respostas, mas foi, sobretudo, um momento de assinalar por juntar em debate os principais elos do sistema alimentar. 

Produção agrícola, indústria, distribuição e nutrição foram unânimes na defesa dos parâmetros da alimentação do futuro, definindo-a como mais sustentável, mais equilibrada, acessível, com excelência na qualidade e com elevados padrões de segurança.  Unânimes foram também na defesa da aposta na educação alimentar em prol de um consumidor, cujo papel é decisivo. E, por fim, foi ponto assente que, para respostas assertivas, inovadoras e eficazes, é essencial esta cooperação e diálogo entre todos.

Também nesta quinzena, a FIPA participou no encontro digital NutriSessions. Com foco na relação entre indústria agroalimentar e a área da nutrição, tendo sido, igualmente, um momento de conversa aberta entre profissionais de ambas as áreas, em que se abordaram as oportunidades que podem ser criadas com benefícios mútuos. Acima de tudo com o objetivo de, mais uma vez, respondermos e anteciparmos as necessidades e exigências do consumidor.

Estes dois momentos foram, desta forma, fundamentais e positivos no contexto da missão da FIPA em contribuir para uma alimentação de futuro que seja económica, ambiental e socialmente cada vez mais sustentável.

É este percurso da troca de experiências e conhecimentos entre setores, com base na transparência, que a indústria portuguesa agroalimentar quer continuar a consolidar.


Futuro da alimentação é colaborativo

Inovação

Futuro da alimentação é colaborativo

A colaboração entre os intervenientes do sistema alimentar é a chave para o sucesso. Esta foi uma das conclusões do webinar realizado pela FIPA, com a Deloitte.
Indústria e nutrição lado-a-lado

Inovação

Indústria e nutrição lado-a-lado

Esta foi a perspetiva abordada pela FIPA no webinar “NutriSessions”, promovido pela revista Viver Saudável, dedicado ao tema “(R)Evolução Industrial: Oportunidades para os nutricionistas”.


FS4EUpdates com nova edição

Sustentabilidade

FS4EUpdates com nova edição

A edição de maio da newsletter do projeto FoodSafety4EU, do qual a FIPA faz parte, já está disponível. A publicação digital conta com novidades na área da segurança dos alimentos, eventos de destaque e oportunidades de financiamento.
9 milhões de toneladas de embalagens recicladas

Sustentabilidade

9 milhões de toneladas de embalagens recicladas

Mais de 9 milhões de toneladas de embalagens foram enviadas para reciclagem nos últimos 25 anos, de acordo com a contabilização da Sociedade Ponto Verde.


Segurança alimentar em consulta pública

Inovação

Segurança alimentar em consulta pública

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma consulta pública sobre o “Projeto de Estratégia Global para a Segurança Alimentar”. Os contributos podem ser submetidos através de plataforma online até 18 de junho.