Nº 53 | 22 julho 2021

Com expectativa

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

A próxima semana será marcada por um importante evento mundial. Acontece entre os dias 26 e 28, o pré-evento da Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares.

Sabemos que estes encontros globais são, grande parte das vezes, ocasiões para declarações e debates políticos macro-estratégicos, com resultados projetados a longo prazo e um impacto imediato residual. Contudo, pela urgência colocada na redefinição dos sistemas alimentares é crescente a pressão para que destes momentos se retirem conclusões e surjam ações práticas.

Porque este trabalho tem de ser obrigatoriamente feito em conjunto, é com agrado que estamos, através da FoodDrinkEurope, a participar ativamente neste evento. Uma excelente oportunidade para demonstrar todo o empenho da indústria agroalimentar europeia em matéria de sustentabilidade, de nutrição, de segurança dos alimentos e alimentar, de inovação, desenvolvimento e investigação e de cooperação na cadeia de valor.

É com expectativa que assistiremos a estes debates e, sobretudo, aguardaremos pela grande Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares a realizar ainda este ano.

No contexto nacional, é também com expectativa que olhamos para os próximos dias e decisões a serem tomadas no âmbito da pandemia. Já nesta semana, o Conselho do Comércio, Serviços e Consumo da CIP - Confederação Empresarial de Portugal apresentou um conjunto de cinco medidas pela “sobrevivência das empresas do setor do comércio e serviços”.

Propostas que a FIPA subscreve, considerando que com elas é possível acautelar a saúde pública e, ao mesmo tempo, dar maior estabilidade ao universo com o qual a indústria agroalimentar trabalha estreitamente (do retalho à restauração) e aos respetivos consumidores, bem como alavancar a urgente e necessária retoma económica.


Sistemas alimentares em debate

Inovação

Sistemas alimentares em debate

Acontece nos próximos dias 26, 27 e 28 de julho, o pré-evento da Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares 2021, que contará com a participação ativa da FoodDrinkEurope, a confederação europeia da indústria agroalimentar.
FS4EUPDATES com nova edição

Inovação

FS4EUPDATES com nova edição

Acaba de ser publicada a nova edição da newsletter "FS4EUpdates", elaborada pelo projeto FoodSafety4EU. Em destaque, estão os inquéritos aos operadores do setor alimentar e aos consumidores, que podem ser respondidos até 15 de agosto.


CIP propõe medidas de retoma

Competitividade

CIP propõe medidas de retoma

Revisão imediata da matriz de risco e fim das limitações aos horários estão entre as sugestões que "ajudam a controlar a epidemia e que não destroem as empresas", apresentadas pelo Conselho do Comércio, Serviços e Consumo da CIP.
Potencial do digital na rotulagem

Consumidor

Potencial do digital na rotulagem

Numa carta enviada à Comissão Europeia, a FoodDrinkEurope, juntamente com grupo de parceiros da cadeia de abastecimento, defende que rotulagem digital pode ser uma forma relevante e sustentável de assegurar informação adicional e atualizada.


Mais inovação e empreendedorismo

Inovação

Mais inovação e empreendedorismo

O prazo de candidatura para o Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola foi prolongado até 30 de julho. Esta iniciativa conta com a participação da FIPA no quadro do júri e tem por objetivo de premiar os projetos mais inovadores.
Roteiro para a descarbonização

Sustentabilidade

Roteiro para a descarbonização

A FoodDrinkEurope publicou, recentemente, um roteiro para apoiar a indústria agroalimentar em toda a União Europeia a contribuir para que seja alcançado o objetivo de zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.