Consumidor

Potencial do digital na rotulagem

20/07/2021 |

A FoodDrinkEurope, juntamente com um conjunto de parceiros da cadeia de abastecimento, defende o potencial da rotulagem digital, numa carta enviada à Comissão Europeia, e apela a que o tema seja debatido de forma consistente.

Nesta carta, as organizações sublinham que “o aumento dos requisitos regulamentares e da procura por mais informação, por parte dos consumidores, impulsiona os conteúdos online sobre produtos" e que "embora seja necessário que alguma informação permaneça no suporte físico (embalagem, rótulo, folheto, etc.), a digitalização pode ser uma forma relevante e sustentável de assegurar que a informação esteja atualizada, legível e compreensível”.

Sustentam que “as ferramentas digitais podem envolver e informar os consumidores de uma forma inovadora, eficaz e eficiente, criando assim uma cultura de cidadãos mais bem informados, fundamental para alcançar os objetivos tanto da transformação verde como da digital. Além disso, a informação digital do consumidor pode apoiar objetivos de sustentabilidade, reduzindo as embalagens e os resíduos de embalagens”.

Este conjunto de entidades defende, por isso, que a Comissão Europeia deve adotar uma abordagem coordenada para permitir que os meios digitais possam ser utilizados para fornecer mais informação aos consumidores e, para tal, deve adaptar a regulamentação nesta área, tendo por base o diálogo entre todos os intervenientes.

As organizações signatárias sublinham ainda que, neste processo, é necessário assegurar que as pequenas empresas estejam habilitadas a implementar estes meios digitais e que os consumidores vulneráveis sejam apoiados no seu papel na transição digital.

O documento completo pode ser lido aqui.

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