Nº 58 | 12 novembro 2021

Não exportamos sozinhos

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Numa altura em que as empresas da indústria agroalimentar continuam a fazer face a enormes desafios, sublinhamos os sinais positivos. Divulgados esta semana pelo INE e analisados pela FIPA, os dados revelam um crescimento das exportações de produtos alimentares e bebidas, no acumulado de janeiro a setembro, quer quando comparados com período homólogo (+12,30%) quer na comparação com igual período de 2019 (+13,50%).

Estes números revelam que os mercados internacionais têm vindo a ser estratégicos para o setor, são prova de que as empresas conseguiram, mesmo em plena pandemia, continuar no caminho do crescimento no quadro das transações externas e demonstram o reconhecimento e a valorização dos produtos nacionais além-fronteiras. Não nos cansamos de dizer que a indústria agroalimentar deve, por isto, ser um importante ativo para a projeção económica de Portugal no mundo.

Contudo, relembro as palavras do Presidente da FIPA, Jorge Tomás Henriques, na leitura destes dados, assinalando que “importa estarmos muito atentos à atual conjuntura de disrupções na cadeia de abastecimento, cenário que impacta não só a disponibilidade e custo das diversas matérias-primas, mas que pode ter impacto também nesta trajetória de exportação”.

Tal como assumiu perante todas as adversidades causadas pela pandemia, a indústria agroalimentar continuará a colocar todo o seu empenho para dar respostas às necessidades e exigências do consumidor no mercado interno, afastando alarmismo e cenários de ruturas.

Mas que consequências terá esta instabilidade mundial nas exportações? Estamos perante um caso sério para a economia portuguesa e que pode ter impactos de abrandamento de crescimento para o setor agroalimentar. Continuaremos focados nos bons resultados, mas não exportamos sozinhos e dependemos, sim, de políticas económicas globais.

Por isso, ainda que possam ser temporárias, é necessário que estas disrupções na cadeia de abastecimento comecem já a ser profundamente analisadas para que se identifiquem premissas, retirem conclusões e definam planos para evitar esta aparente tendência de retração da globalização. Não dependerá da atuação unilateral dos governos nacionais, mas de uma atuação sincronizada e, neste âmbito, a União Europeia tem de ter um papel fundamental.

Concordamos que o foco europeu deve estar no futuro sustentável, mas é o momento da Europa se reafirmar na definição de estratégias comerciais mundiais porque a sustentabilidade económica não acontece quando existem portas fechadas que ameaçam a competitividade das empresas.


Exportações no agroalimentar crescem face a 2019

Competitividade

Exportações no agroalimentar crescem face a 2019

As exportações de produtos alimentares e bebidas cresceram 13,5% no acumulado de janeiro a setembro de 2021, face ao mesmo período de 2019 (fase pré-pandemia).
FIPA em encontro contra fraude alimentar

Consumidor

FIPA em encontro contra fraude alimentar

Tendo em conta a longa e indispensável cooperação com a ASAE, a FIPA participou em encontro sobre os riscos atuais e emergentes em torno da fraude alimentar.


Cooperação entre indústria e saúde

Consumidor

Cooperação entre indústria e saúde

A Associação Internacional de Adoçantes junta-se à Federação Internacional de Diabetes para assinalar o Dia Mundial da Diabetes com campanha mundial focada na prevenção e no acesso a cuidados.
Comunicação em segurança alimentar

Consumidor

Comunicação em segurança alimentar

O projeto europeu FoodSafety4EU desenvolveu um estudo sobre informação em segurança alimentar e procurou perceber, por exemplo, a que fontes de informação os consumidores recorrem.


Clima e ambiente são foco da indústria

Sustentabilidade

Clima e ambiente são foco da indústria

No período em que decorre a COP26 - Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a confederação FoodDrinkEurope apresenta o trabalho que tem vindo a ser feito pela indústria agroalimentar europeia nesta área.

FIN2021
EVENTO | 25 - 26 DE NOVEMBRO 2022

FIN2021

Acontece a 25 e 26 de novembro de 2021, a 5ª edição do FIN, um evento global de networking, que faz parte de um projeto promovido pela AJEPC - Associação dos Jovens Empresários Portugal - China, denominado "3 Eventos, 3 Continentes Falando Português"
SIGEP 2022 | Itália
EVENTO | 22 - 26 DE JANEIRO 2022

SIGEP 2022 | Itália

O SIGEP - Salão Internacional de Gelataria, Pastelaria, Panificações Artesanais e Café está de regresso à Feira de Rimini (Itália). A próxima edição acontece a 22 a 26 de janeiro de 2022 com um formato físico e online.