Consumidor

Comunicação em segurança alimentar

08/11/2021 |

Onde os cidadãos europeus procuram informação sobre segurança alimentar? A quem recorrem ou em que confiam para obter informação fiável e relevante? Estas são algumas das questões que o projeto europeu FoodSafety4EU procurou obter resposta.

Para tal, um grupo de trabalho de parceiros europeus, composto pela Universidade de Wageningen em cooperação com o EUFIC, VTT - Technical Research Centre of Finland e ISEKI, concebeu e construiu este inquérito a partir de entrevistas a um conjunto de intervenientes na cadeia alimentar, contando com mais de 2000 participantes.

Algumas conclusões são já conhecidas, nomeadamente sobre as mensagens e os canais de comunicação usados pelas diversas fontes de informação como as Autoridades de Segurança Alimentar, empresas agroalimentares e as ONG.

No que diz respeito à avaliação das mensagens, são consideradas de confiança e compreensíveis as que surgem por parte das Autoridades de Segurança Alimentar; com visibilidade e facilmente aplicáveis as que são passadas pelas empresas do setor agroalimentar; independentes e globalmente de confiança são consideradas as mensagens das ONG de saúde e ambientais.

Este estudo pretendeu também identificar que instrumentos de comunicação são utilizados por estas fontes de informação. As Autoridades de Segurança Alimentar utilizam principalmente o seu website, jornais e publicações académicas e, no que diz respeito, às redes sociais o Facebook é a mais comum. Já empresas agroalimentares estão também muito focadas nos seus websites, bem como na comunicação "on-pack", seguida das revistas (setoriais e académicas/científicas) e dos eventos, sendo que nas redes sociais tendem a concentrar-se no Facebook, Instagram e Twitter.

Mais informações estão disponíveis aqui.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 502
  • 530
  • 583
  • 537

Exportações 2021 - 2022

  • 443
  • 537

FIPA NOTÍCIAS

>
Remova aqui o seu email
FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares
Remova aqui o seu email
Linkedin
mail