Quando no início do ano refletíamos sobre as tendências que iriam marcar o setor agroalimentar em 2021 e no futuro, ainda que não sendo novas, elencámos a informação e a inovação em sustentabilidade. É, precisamente, o trabalho nestas áreas que destacamos e que nestes últimos dias ganhou nova força.
No que diz respeito à informação, sabemos que a pandemia trouxe aos cidadãos uma necessidade generalizada de saber mais sobre matérias como a saúde, a atividade económica ou atuação dos governos, mas também sobre a alimentação (impulsionados pelas dúvidas iniciais relacionadas com a possibilidade de transmissão do novo coronavírus através dos alimentos, entretanto, já clarificadas e cientificamente negadas).
Mais do que nunca, o consumidor está interessado em conhecer com maior detalhe o que consume, colocando à indústria e a todos os operadores do setor agroalimentar o desafio reforçado de conceber, afinar e disponibilizar informação clara e transparente.
É verdade que esta exigência não é nova e a indústria tem trabalhado, há décadas, com equipas multidisciplinares nesta resposta.
Mas agora este empenho ganha maior relevância e torna ainda mais pertinente documentos práticos como a mais recente edição do “Guia de Informação ao Consumidor”, no qual estão orientações práticas e simples sobre as regras de rotulagem dos alimentos e bebidas, que resultou da colaboração entre a FIPA e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, tendo sido revisto e validado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Já no que diz respeito à inovação em sustentabilidade, esta é uma tendência que surgirá mais vincada pela correlação entre o crescimento da procura por produtos sustentáveis por parte do consumidor e o intensificar da leitura ambiental, económica e social que a indústria faz deste tema.
Nesta área, e com o objetivo de reconhecer o trabalho inovador já feito pelas empresas da indústria agroalimentar, a FIPA acaba de se associar à FoodDrinkEurope no lançamento, em Portugal, dos “The Foodies”. Estes prémios convidam as micro, pequenas e médias empresas a demonstrarem a sua aposta em iniciativas, projetos e ações nas áreas “sustentabilidade ambiental”, “social” e “inovação”. Um convite que esperamos que as empresas portuguesas aceitem e que provemos o valor da nossa indústria agroalimentar.
Em nota final, deixamos também o convite para o webinar, promovido pela FIPA e pela Embaixada dos EUA, destinado às empresas do setor alimentar e das bebidas que, na manhã de 24 de março, irá abordar questões técnicas sobre os procedimentos e requisitos para os processos de importação e exportação entre Portugal e os EUA.
|