Nº 44 | 12 março 2021

Obrigatório informar e inovar

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Quando no início do ano refletíamos sobre as tendências que iriam marcar o setor agroalimentar em 2021 e no futuro, ainda que não sendo novas, elencámos a informação e a inovação em sustentabilidade. É, precisamente, o trabalho nestas áreas que destacamos e que nestes últimos dias ganhou nova força.

No que diz respeito à informação, sabemos que a pandemia trouxe aos cidadãos uma necessidade generalizada de saber mais sobre matérias como a saúde, a atividade económica ou atuação dos governos, mas também sobre a alimentação (impulsionados pelas dúvidas iniciais relacionadas com a possibilidade de transmissão do novo coronavírus através dos alimentos, entretanto, já clarificadas e cientificamente negadas).

Mais do que nunca, o consumidor está interessado em conhecer com maior detalhe o que consume, colocando à indústria e a todos os operadores do setor agroalimentar o desafio reforçado de conceber, afinar e disponibilizar informação clara e transparente.

É verdade que esta exigência não é nova e a indústria tem trabalhado, há décadas, com equipas multidisciplinares nesta resposta.

Mas agora este empenho ganha maior relevância e torna ainda mais pertinente documentos práticos como a mais recente edição do “Guia de Informação ao Consumidor”, no qual estão orientações práticas e simples sobre as regras de rotulagem dos alimentos e bebidas, que resultou da colaboração entre a FIPA e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, tendo sido revisto e validado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Já no que diz respeito à inovação em sustentabilidade, esta é uma tendência que surgirá mais vincada pela correlação entre o crescimento da procura por produtos sustentáveis por parte do consumidor e o intensificar da leitura ambiental, económica e social que a indústria faz deste tema.

Nesta área, e com o objetivo de reconhecer o trabalho inovador já feito pelas empresas da indústria agroalimentar, a FIPA acaba de se associar à FoodDrinkEurope no lançamento, em Portugal, dos “The Foodies”. Estes prémios convidam as micro, pequenas e médias empresas a demonstrarem a sua aposta em iniciativas, projetos e ações nas áreas “sustentabilidade ambiental”, “social” e “inovação”. Um convite que esperamos que as empresas portuguesas aceitem e que provemos o valor da nossa indústria agroalimentar.

Em nota final, deixamos também o convite para o webinar, promovido pela FIPA e pela Embaixada dos EUA, destinado às empresas do setor alimentar e das bebidas que, na manhã de 24 de março, irá abordar questões técnicas sobre os procedimentos e requisitos para os processos de importação e exportação entre Portugal e os EUA.


CIP propõe apoio ao comércio

Competitividade

CIP propõe apoio ao comércio

Take-away nos centros comerciais e o fim de restrições à permanência e consumo de bens alimentares à porta, na via pública ou imediações de estabelecimentos/lojas do ramo alimentar e similares entre as propostas.
FIPA lança The Foodies em Portugal

Inovação

FIPA lança The Foodies em Portugal

Em conjunto com a FoodDrinkEurope apresenta, em Portugal, os prémios para distinguir as PME do setor agroalimentar em áreas como sustentabilidade ambiental, social e inovação.


Alimentar com sustentabilidade?

Sustentabilidade

Alimentar com sustentabilidade?

A que nos devemos referir quando falamos de “alimentar com sustentabilidade”? Esta foi uma das questões abordadas pela FIPA no VIII Encontro de Nutrição e Alimentação, organizado pela ANEN.
Mais regras para a economia circular

Sustentabilidade

Mais regras para a economia circular

O Parlamento Europeu adotou um conjunto de recomendações políticas para alcançar uma economia neutra em carbono, sustentável, livre de elementos tóxicos e totalmente circular até 2050.


Reciclagem cresce 13% em 2020

Sustentabilidade

Reciclagem cresce 13% em 2020

A recolha seletiva de embalagens, em Portugal, permitiu que fossem encaminhadas para reciclagem mais de 409 mil toneladas de embalagens, segundo dados da Sociedade Ponto Verde.
Europa quer plano de contingência

Competitividade

Europa quer plano de contingência

No âmbito da Estratégia "Do Prado ao Prato", a Comissão Europeia lançou uma consulta sobre um plano de ação para garantir o abastecimento e a segurança alimentar em situações de crise.


FIPA e APED promovem informação ao consumidor

Consumidor

FIPA e APED promovem informação ao consumidor

Está disponível a nova edição do “Guia de Informação ao Consumidor”, que conta com um conjunto de orientações práticas sobre as regras de rotulagem dos alimentos.