Competitividade

Europa quer plano de contingência

02/03/2021 |

A Comissão Europeia tem aberta, até 3 de maio, uma consulta sobre um plano de contingência para garantir o abastecimento e a segurança alimentar em toda a União Europeia em tempos de crise.

Integrada no plano de ações da Estratégia “Do Prado ao Prato”, esta consulta visa recolher opiniões sobre a forma, a natureza e o âmbito deste plano e pretende contar com a participação de todos os atores da cadeia de abastecimento, desde produtores, indústria, distribuidores ou operadores de transportes, passando por consumidores, sociedade civil e autoridades nacionais. 

A Comissão pretende que este plano de contingência inclua um conjunto de procedimentos a seguir em tempos de crise e que seja considerada a criação de um mecanismo de resposta às crises alimentares coordenado pela Comissão, envolvendo os Estados-Membros e, eventualmente, setores como a agricultura, as pescas, os transportes e a saúde. Este mecanismo deverá materializar-se num fórum permanente que coordene ações, boas práticas e ameaças e riscos. 

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email