Sustentabilidade

Alimentar com sustentabilidade?

08/03/2021 |

A que nos devemos referir quando falamos de “alimentar com sustentabilidade”? Esta foi uma das questões abordadas pelo Diretor-Geral da FIPA, Pedro Queiroz, no VIII Encontro de Nutrição e Alimentação, organizado pela ANEN - Associação Nacional de Estudantes de Nutrição.

No painel dedicado a este tema, Pedro Queiroz sublinhou a importância de uma análise à sustentabilidade, que integre não só a sua clara vertente ambiental, mas os indissociáveis ângulos económico e social. Como exemplo da concretização desta abordagem completa, foi dada a Estratégia Europeia “Do Prado ao Prato”, cujo grande objetivo é, precisamente, a promoção da transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis.

O responsável destacou ainda que, na concretização deste objetivo, a indústria agroalimentar tem já desenvolvido trabalho concreto e realçou que este deve ser também um trabalho de colaboração. “É preciso olharmos para a alimentação como algo que tem um impacto muito abrangente e requer de todos nós – sejamos profissionais da indústria, da saúde pública ou do comércio – um contributo muito empenhado para que, realmente, possamos olhar para o futuro e dizermos que estamos a alimentar com sustentabilidade”.

Neste sentido, e a finalizar a sua intervenção, o representante da FIPA sublinhou que, cada vez mais, os profissionais da área da nutrição e da dietética são peças fundamentais e terão um papel determinante nesta transição para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, deixando o repto de que “é preciso também que, desde logo, a nível académico sejam promovidos conhecimentos e reflexões nestas matérias”.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email