Sustentabilidade

Mais regras para a economia circular

05/03/2021 |

O Parlamento Europeu (PE) adotou um conjunto de recomendações políticas abrangentes para alcançar uma economia neutra em carbono, sustentável, livre de elementos tóxicos e totalmente circular até, no máximo, 2050. Defende que são necessárias metas obrigatórias para 2030 para o uso de materiais e para a pegada ecológica do consumo, cobrindo todo o ciclo de vida de cada categoria de produto colocada no mercado europeu.

Pode ler-se em comunicado que, entre as recomendações, o PE exorta também a Comissão a propor objetivos vinculativos para o conteúdo reciclado específicos a cada produto e/ou setor.

No debate da sessão plenária, os eurodeputados sublinharam que só será possível alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, se a UE adotar um modelo de economia circular, defendendo também que “a atual legislação sobre resíduos deve ser implementada mais exaustivamente e novas medidas são necessárias para setores e produtos essenciais, como têxteis, plásticos, embalagens e aparelhos eletrónicos”.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email