Nº 57 | 2 novembro 2021

Estratégia além do Orçamento

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Aproximamo-nos do final do ano. Tradicionalmente este seria o tempo de acompanharmos atentamente o desenrolar das negociações do Orçamento do Estado. Contudo, deparamo-nos hoje com um país mergulhado na tão falada “crise política” e na expectativa de um novo período eleitoral.

Sem previsão de estabilidade à vista, colocam-se as questões. Qual será a reação da economia? De que forma este cenário impactará o tecido empresarial, as famílias e os consumidores?

Do lado da indústria agroalimentar, poderíamos responder de forma simples, sublinhando que continuaremos sempre na linha da frente pelo papel essencial que temos no dia-a-dia da sociedade.

Porém, mais do que nunca, é também o momento de reafirmarmos posições e defendermos a nossa indústria exatamente pela sua relevância para a economia e para os cidadãos.

É certo que as empresas do setor terão de continuar a cumprir a sua missão, fazendo face ao impacto de todas as inconstâncias políticas que atravessamos. No entanto, pelo seu caminho colocam-se ainda mais barreiras a ultrapassar em áreas tão vastas que vão da sustentabilidade ambiental à logística, transportes e flutuações nos mercados de matérias-primas.

A evolução terá de ser feita pela resposta às atuais circunstâncias e sobretudo de olhos postos num futuro que se faz do fomento à investigação, desenvolvimento e inovação, da concretização da transição digital, da resposta às questões da circularidade e economia verde e, naturalmente, da valorização da cadeia de abastecimento nacional.

Estes são, de facto, os pilares estratégicos da FIPA não só para o próximo ano, mas para a década. Pilares que fazem parte da agenda da federação que, aliás, o Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, reconheceu como “absolutamente sintonizada com as prioridades do país, da Europa e do Mundo” e que “são os passos certos a dar” para se conseguir um conjunto de objetivos no campo do crescimento sustentável.

O tecido empresarial está pronto para esta aposta, mas é necessário um enquadramento regulamentar, fiscal e governamental favorável para que possa ser feita com maior estabilidade.

Por agora, discussões políticas à parte, é o momento para que sejam criadas condições para uma indústria agroalimentar mais inovadora, competitiva e sustentável e para uma economia nacional mais sólida.


Life-RENDER com resultados positivos

Sustentabilidade

Life-RENDER com resultados positivos

O projeto europeu de inovação ambiental no setor de produtos lácteos, do qual a FIPA fez parte, chegou ao fim. A iniciativa teve por objetivo promover a implementação da metodologia da Pegada Ecológica do Produto.
Aprovada Estratégia

Competitividade

Aprovada Estratégia "Do Prado ao Prato"

O Parlamento Europeu aprovou a Estratégia “Do Prado ao Prato”, depois de apresentada pela Comissão, em maio de 2020. A confederação FoodDrinkEurope aplaude a decisão e os objetivos, mas lança alertas.


Comissão Europeia define 2022

Competitividade

Comissão Europeia define 2022

A Comissão Europeia adotou o programa de trabalho para 2022, que vem definir as próximas etapas da agenda rumo a uma Europa pós-COVID-19 “mais ecológica, mais justa, mais digital e mais resiliente”.
Informação científica na alimentação

Consumidor

Informação científica na alimentação

“Alimente o seu cérebro com informação saudável” é o apelo lançado à sociedade civil pelo laboratório colaborativo FeedInov para desconstruir mitos acerca da produção de alimentos.