Competitividade

Aprovada Estratégia "Do Prado ao Prato"

21.10.2021 |

A Estratégia “Do Prado ao Prato” foi aprovada pelo Parlamento Europeu, depois de apresentada pela Comissão, em maio de 2020.  De acordo com comunicado divulgado por este órgão, os eurodeputados sublinham a “necessidade de realizar avaliações de impacto ex ante sólidas e científicas, que abranjam a sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental, bem como a necessidade de ter em conta os efeitos cumulativos, possíveis soluções de compromisso, a disponibilidade de meios para atingir as metas e os diferentes modelos agrícolas nos Estados-Membros, no quadro de quaisquer propostas legislativas”. 

Em reação a esta aprovação, a FoodDrinkEurope – a confederação europeia da indústria agroalimentar da qual a FIPA faz parte – sublinha o seu apoio a esta posição dos eurodeputados.

Mella Frewen, Diretora-Geral da FoodDrinkEurope, destaca que “foi bom ver os eurodeputados reiterarem a necessidade de medidas de base científica para promover dietas saudáveis, sustentáveis e mais equilibradas, tendo em conta a diversidade cultural e regional dos alimentos e dietas alimentares europeus, bem como as necessidades dos consumidores. Acreditamos que deve ser seguida uma abordagem holística e não discriminatória quando se procura melhorar as dietas”.

Além dos pontos positivos apontados, a representante da confederação alerta que “o relatório [de aprovação] do Parlamento apela a requisitos regulamentares que podem representar encargos e custos adicionais para as PME europeias do setor alimentar, estabelecendo limites máximos para alguns níveis de nutrientes”.

Nas suas declarações de Mella Frewen destaca que “a FoodDrinkEurope e os seus membros continuam empenhados em desempenhar um papel de liderança na transição para a sustentabilidade alimentar, nomeadamente através do apoio ativo ao Código de Conduta para Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis. Agora que as posições sobre a Estratégia global são claras e entramos plenamente na fase de implementação, aguardamos com expectativa a colaboração com eurodeputados, outros decisores políticos e partes interessadas para tornar os sistemas alimentares europeus verdadeiramente sustentáveis".

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 542
  • 614
  • 572
  • 581
  • 587
  • 645

Exportações 2021 - 2022

  • 533
  • 645

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail