Nº 45 | 26 março 2021

Inovação chega pela colaboração

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Quando falamos em inovação na indústria agroalimentar, associamo-la, talvez em primeiro lugar, ao desenvolvimento de produtos e processos, à tecnologia e ao digital e à economia circular.

Para que possamos evoluir nestas e todas as outras matérias de interesse para o setor, devemos considerar que, no entanto, na base de tudo isto está a criação de parcerias estratégicas.  Esta é a visão da FIPA e uma das missões que tem vindo a concretizar.

Um dos mais recentes exemplos é a sua participação no FoodSafety4EU, um projeto europeu dedicado à segurança dos alimentos, que agrega um conjunto de 23 parceiros e 44 partes interessadas oriundos de 12 países. Desde autoridades de segurança alimentar, investigadores, federações do setor, instituições europeias e representantes da sociedade civil, o fundamento desta iniciativa foi integrar este vasto leque de entidades que operam, direta ou indiretamente, na cadeia alimentar.

O seu objetivo é que, de facto, todos nós trabalhemos de forma coordenada para que possamos ter acesso a recursos, informação e dados comuns sobre segurança dos alimentos e, desta forma, seja possível sincronizar estratégias de investigação e partilhar, de forma célere, conhecimentos e contributos técnicos e científicos. As mais-valias serão para a cadeia alimentar e, sobretudo, para o consumidor.

Na concretização desta sua missão de estreitar a colaboração entre parceiros, de modo a promover uma resposta global e integrada aos desafios colocados às empresas, a FIPA organizou também, recentemente, uma iniciativa em conjunto com a Embaixada dos EUA em Portugal.

Esclarecer os operadores do setor sobre as regras a cumprir nas transações de exportação para este mercado foi o objetivo desta sessão técnica. Uma importante iniciativa de esclarecimento, mas, acima de tudo, um passo no incentivo às empresas para que possam avaliar e concretizar planos de exportação e contribuir para uma visão conjunta de futuro ainda mais global e internacional para a indústria portuguesa agroalimentar.

Portanto, se um dos seus pilares estratégicos é precisamente a “Inovação”, a FIPA defende que é essencial esta colaboração com os diversos atores da cadeia agroalimentar, diretos e indiretos, e que assim podem ser criadas mais condições para que a indústria agroalimentar continue a inovar.


FIPA reforça ligação com os EUA

Competitividade

FIPA reforça ligação com os EUA

A Federação promoveu sessão técnica com Embaixada Americana em Portugal com objetivo de esclarecer os operadores do setor sobre as regras a cumprir nas transações de exportação para este mercado.
Governo promove internacionalização

Competitividade

Governo promove internacionalização

O Programa Internacionalizar 2030 estabelece as prioridades no âmbito da internacionalização da economia nacional, captação de investimento direto estrangeiro e fortalecimento do investimento direto no estrangeiro.


APIAM celebra Dia Mundial da Água

Sustentabilidade

APIAM celebra Dia Mundial da Água

A APIAM - Águas Minerais e de Nascente de Portugal e a Natural Mineral Waters Europe assinalam o Dia Mundial da Água, que se celebra anualmente no dia 22 de março. Este ano, o tema em destaque é “Valorizar a água”.
HORECA impacta bebidas espirituosas

Competitividade

HORECA impacta bebidas espirituosas

O setor das bebidas espirituosas estima uma quebra de 70% no canal HORECA, entre janeiro e dezembro de 2020, de acordo com o estudo desenvolvido pela EY para a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas.


Portuguesas no Life-Render

Inovação

Portuguesas no Life-Render

Quatro empresas a operar no setor português do leite e lacticínios integram a rede do projeto europeu Life-RENDER, cujo objetivo é implementar ferramentas de estudos de pegada ambiental dos produtos lácteos.
Novos pictogramas para SUP

Sustentabilidade

Novos pictogramas para SUP

A Comissão Europeia disponibilizou, recentemente, os novos pictogramas para marcação de produtos plásticos de utilização única (SUP - single use plastics), em que se insere, por exemplo, a categoria dos copos para bebidas.


ASAE e FIPA juntas no projeto FoodSafety4EU

Inovação

ASAE e FIPA juntas no projeto FoodSafety4EU

Entidades portuguesas fazem parte do consórcio europeu do projeto FOODSAFETY4EU, que pretende ser mais um passo em direção a um Sistema de Segurança Alimentar mais colaborativo em toda a Europa.

FORMAÇÃO FIPA/AINIA - Materiais em contacto com alimentos
EVENTO | 14 DE ABRIL 2021

FORMAÇÃO FIPA/AINIA - Materiais em contacto com alimentos

A FIPA e a AINIA promovem uma formação técnica online, dedicada ao tema “materiais em contacto com alimentos”, no dia 14 de abril, entre as 9h30 e as 17h00.