Inovação

ASAE e FIPA juntas no projeto FoodSafety4EU

15/03/2021 |

Alimentos seguros e nutritivos são essenciais à vida e à promoção de hábitos saudáveis. O atual sistema de segurança alimentar da UE tem de ser resiliente e se adaptar a uma cadeia alimentar em constante evolução. O projeto FOODSAFETY4EU, financiado pela UE, lançado em janeiro de 2021, é um passo em direção a um Sistema de Segurança Alimentar (FSS) mais colaborativo na Europa.

O projeto visa conceber, desenvolver e disponibilizar uma plataforma multi-stakeholder para estabelecer uma rede de atores do FSS a nível nacional, europeu e internacional. Para facilitar esta colaboração, o consórcio - do qual fazem parte a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares - produzirá conhecimento e desenvolverá um conjunto de ferramentas digitais para ativar um processo participativo estruturado entre estes atores.

Deste modo, a plataforma FoodSafety4EU será moldada principalmente para:

1. Potenciar as interações de maior valor entre os seus atores no sistema multinível;

2. Apoiar a Comissão Europeia e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) para enfrentar os principais desafios da segurança dos alimentos e formular recomendações adequadas;

3. Disponibilizar conhecimento e soluções digitais que aumentem a confiança do público;

A rede europeia que integra este consórcio é composta por 23 parceiros e 44 partes interessadas (Autoridades de Segurança Alimentar, associações de consumidores, centros de investigação, etc.). Espera-se que esta comunidade continue a crescer e que, até ao final do projeto previsto para 2023, se torne um amplo Fórum.

Saiba como aderir à Comunidade Europeia de Segurança Alimentar aqui.

O projeto é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia. Saiba mais através da ficha técnica.

Mais informações sobre o projeto disponíveis aqui.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email