Competitividade

HORECA impacta bebidas espirituosas

16/03/2021 |

O setor das bebidas espirituosas estima uma quebra de 70% no canal HORECA, ao longo de 2020, de acordo com estudo desenvolvido pela EY para a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE). Conforme os dados já apurados, entre janeiro e agosto do ano passado o encerramento de restaurantes, bares, discotecas, cafés e hotéis resultou numa quebra de 35%.

De acordo com os dados divulgados no webinar “O impacto da pandemia no setor e na cadeia de valor”, promovido pela ANEBE, em sentido contrário, foi registado um crescimento de 6% no canal off-trade (super/hipermercados e outras lojas de comércio) nos primeiros oito meses do ano, estimando-se que nas contas do ano esse valor aumente para 8%.

Para a ANEBE “estas mudanças no comportamento dos consumidores, provocadas pela Covid-19, prevê-se que sejam duradouras, com o canal Horeca a poder ser impactado nos próximos cinco anos”.

“Somos um sector em que a pandemia teve um impacto preocupante. Não apenas pelo fim do ciclo de crescimento que estávamos a levar a cabo, mas sobretudo porque as perdas num canal fundamental como o Horeca (on-trade) são bastante elevadas”, sublinha João Vargas, secretário-geral da ANEBE.

O responsável acrescenta que “resistimos e fomos resilientes em 2020, como claramente se demonstra com a arrecadação fiscal em sede de IABA da nossa categoria, mas este ano a nossa preocupação é maior. Tendo em conta este contexto preocupante, torna-se urgente, para toda a cadeia de valor em que nos inserimos, a criação de um plano nacional e europeu de recuperação e apoio ao sector do turismo, do canal Horeca e da hospitalidade”.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email