Nº 50 | 14 junho 2021

Alimentação também é evolução

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Segurança alimentar, segurança dos alimentos, segurança nutricional e sustentabilidade. Estes são os quatro grandes pilares e prioridades em torno dos quais o debate, o trabalho e o foco da indústria agroalimentar se têm guiado e evoluído.

Posicionando-os numa ordem cronológica, a prioridade da segurança alimentar marca já um largo período da história. De facto, ao longo dos tempos modernos, o objetivo de todos os atores da cadeia sempre foi garantir o abastecimento de alimentos e bebidas à população, com comodidade e acessibilidade, sendo esta uma missão que se viu reforçada (e muito bem superada) por todas as dificuldades que surgiram com a atual pandemia.

Já nas décadas finais do século XX, juntando-se a esta “obrigação” veio ganhar destaque mediático a questão da segurança dos alimentos. Não bastava fornecer produtos, mas sim, produtos com garantia de inocuidade. Um assunto que, desde então, registou grandes evoluções e inovações, em prol da saúde e do bem-estar dos consumidores. Hoje têm essa garantia, sendo que é objetivo de todos os parceiros do setor alimentar fazer mais neste âmbito, surgindo, para tal, projetos colaborativos como o europeu FoodSafety4EU, do qual a FIPA faz parte, em representação de Portugal e em conjunto com a ASAE. Note-se ainda que, pela relevância deste tema, a ONU instituiu, em 2018, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos que assinalámos no passado dia 7 de junho.

Contudo, porque os assuntos relacionados com a alimentação são de múltiplas dimensões, nas mais recentes décadas elevámos o debate para o âmbito da nutrição. Com isto surgiram os desafios não só no que respeita à informação ao consumidor - com tópicos como a rotulagem nutricional e as alegações nutricionais e de saúde -, mas também no que concerne à base dos produtos alimentares e aos francos avanços feitos para uma oferta nutricionalmente mais adequada e personalizada, reforçada com compromissos assumidos pela indústria e distribuição com o Ministério da Saúde. Nesta tarefa contámos - e devemos continuar a contar - com o diálogo entre todos os agentes do sistema alimentar. Aliás, neste sentido, a FIPA participará em setembro no XX Congresso da Nutrição e Alimentação.

Marcando a evolução, o tema que levaremos a este encontro é, precisamente, o assunto que define a atualidade do debate: a sustentabilidade. Na reflexão sobre o futuro dos sistemas alimentares, o foco é, efetivamente, como os tornar mais sustentáveis não só termos ambientais, mas também económicos e no enquadramento social. Significa que no futuro próximo teremos de ter um sistema alimentar que responda com rapidez e eficácia a todas estas questões da segurança alimentar, dos alimentos e nutricional, mas ainda com maior ponderação e equilíbrio.

Um desafio para o qual todos nós, intervenientes na cadeia alimentar, temos de estar preparados. Será, seguramente, a missão que definirá o futuro da atuação da indústria agroalimentar, como bem o sublinha, por exemplo, a confederação europeia FoodDrinkEurope com a sua mais recente campanha #FoodFuture.


FoodDrinkEurope promove futuro

Inovação

FoodDrinkEurope promove futuro

#FoodFuture é o mote da mais recente campanha da confederação europeia da indústria agroalimentar, cujo objetivo é promover um diálogo aberto e construtivo sobre o futuro da alimentação.
O que é a segurança alimentar?

Consumidor

O que é a segurança alimentar?

A FIPA, no âmbito do projeto europeu FoodSafety4EU, lança um questionário direcionado ao consumidor. O objetivo é recolher informação sobre as diversas temáticas relacionadas com a segurança alimentar.


FIPA debate nutrição e alimentação

Inovação

FIPA debate nutrição e alimentação

A FIPA marca presença na 20ª edição do Congresso de Nutrição e Alimentação, que decorre em setembro, com uma reflexão sobre sustentabilidade e inovação nos sistemas alimentares do futuro.
 Rotulagem harmonizada e voluntária

Consumidor

Rotulagem harmonizada e voluntária

A rotulagem nutricional no front-of-pack deve ser harmonizada, baseada em evidências científicas e voluntária, defendeu a FIPA num seminário da CAP, dedicado a este tema.


Biotecnologia pela sustentabilidade

Inovação

Biotecnologia pela sustentabilidade

O recurso à biotecnologia, nomeadamente as novas técnicas genómicas, deve ser uma das principais ferramentas da cadeia de valor na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis.
Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Consumidor

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Instituído pela ONU, tem por objetivo inspirar ações para ajudar a prevenir, detetar e gerir riscos alimentares. Este ano o tema é “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”.


Mês da Segurança Alimentar

Consumidor

Mês da Segurança Alimentar

A FIPA e a ASAE assinalam em junho o Mês da Segurança Alimentar, com uma campanha de comunicação no âmbito do projeto europeu FoodSafety4EU, dirigida aos intervenientes da cadeia alimentar, em especial ao consumidor.

FIPA/AINIA | Formação em segurança dos alimentos
EVENTO | 06 DE JULHO 2021

FIPA/AINIA | Formação em segurança dos alimentos

A FIPA e a AINIA promovem a 2ª edição da formação técnica online, dedicada ao tema “materiais em contacto com alimentos”. A nova sessão decorre a 6 de julho, entre as 9h30 e as 17h00.