Consumidor

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

07/06/2021 |

Assinala-se hoje, 7 de junho, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, com o mote “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”. Instituído em 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, este dia tem por objetivo inspirar ações para ajudar a prevenir, detetar e gerir os riscos alimentares, contribuindo para a segurança alimentar, saúde humana, crescimento económico, acesso ao mercado e desenvolvimento sustentável. 

O tema deste ano visa sublinhar que a produção e consumo de alimentos seguros tem benefícios imediatos e a longo prazo para as pessoas, para o planeta e para a economia. A ONU destaca, por isso, que “o reconhecimento das ligações sistémicas entre a saúde das pessoas, dos animais, das plantas, do ambiente e da economia, ajudar-nos-á a satisfazer as necessidades do futuro”.

Esta organização mundial defende que a segurança dos alimentos “é responsabilidade partilhada entre governos, produtores e consumidores. Todos têm um papel a desempenhar  neste tema, desde a exploração agrícola até à mesa, de forma a garantir que os alimentos que consumimos são seguros”. Uma mensagem que a FIPA subscreve.

Saiba mais sobre Segurança dos Alimentos nesta infografia disponibilizada pela FIPA aqui.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email