Nº 64 | 25 fevereiro 2022

Pelo diálogo e cooperação

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

No passado dia 15 de fevereiro, foram apresentados os resultados intercalares do processo de reformulação dos produtos alimentares em Portugal, desenvolvido no âmbito do protocolo assinado pela FIPA – e diversas associações setoriais nossas associadas -, e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) com o Ministério da Saúde.

Amplamente divulgados e aplaudidos, os dados comprovam o empenho, compromisso e o investimento da indústria alimentar e da distribuição neste processo. Comprovam, também, a eficácia da colaboração e são resultado de anos de conversações e de trabalho entre entidades do setor público e privado que, mesmo perante as adversidades da pandemia, não abrandou e continuará a ser feito.

Este é, de facto, um claro exemplo do que incessantemente defendemos, ou seja, é prova de que os bons resultados se atingem quando há cooperação e abertura para o diálogo. Da mesma forma, defendemo-lo no debate sobre economia circular - promovido pela CIP - Confederação Empresarial de Portugal –, sublinhando que, para o sucesso da sua concretização na cadeia de valor alimentar, a circularidade deve ter por base uma abordagem integrada não só por parte das empresas, mas também política, governamental e científica.

É também com este espírito de colaboração e de partilha que, com agrado, anunciamos o regresso do Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar, na sua oitava edição, dedicada ao tema “Desafios da Mudança” e que acontece a 7 de junho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Um momento de referência que nos trará o entusiasmo de debatermos e refletirmos em conjunto temas estratégicos para a criação de valor para o setor agroalimentar português.


FIPA organiza 8º Congresso

Competitividade

FIPA organiza 8º Congresso

O Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar está de regresso para a sua oitava edição, que acontece a 7 de junho, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Abordagem integrada à circularidade

Sustentabilidade

Abordagem integrada à circularidade

A FIPA defende que a circularidade é já uma aposta da indústria agroalimentar, mas alerta que ainda é necessária uma abordagem empresarial, política, governamental e científica integrada.


Agricultura e Alimentação em Ministério

Competitividade

Agricultura e Alimentação em Ministério

A FIPA defende a criação de um Ministério da Agricultura e da Alimentação no seio do próximo quadro governamental para reforço de um setor estratégico para o país.
Sustentabilidade como foco

Sustentabilidade

Sustentabilidade como foco

Os ministros da Agricultura da União Europeia apelaram a que seja dado um maior destaque às questões da sustentabilidade aquando da definição das normas de segurança alimentar para o comércio internacional.


Alimentos com menos 11% de sal e açúcar

Consumidor

Alimentos com menos 11% de sal e açúcar

Este é o resultado preliminar do trabalho desenvolvido no âmbito do protocolo de reformulação nutricional assinado pela FIPA, APED e um conjunto de associações setoriais com o Ministério da Saúde e a DGS.